Por Ir. João Antônio Johas Leão Em Notícias

Corrente solidária nas redes sociais desafia jovens de Aparecida (SP)

solidariedade

por Ir. João Antônio Johas Leão

Jovens de Aparecida (SP), integrantes do Movimento Vida Cristã - MVC, estão se comprometendo com fazer o bem ao próximo e a convidar a outros que façam o mesmo por meio do chamado “Desafio MVC”. Ele funciona de uma maneira muito simples. Ao fazer um ato de caridade, como levar comida para alguém que passa fome, agasalho para quem tem frio ou ainda lavar a louça de casa quando normalmente não o faríamos, são desafiados três amigos a que façam o mesmo, dando um prazo de 1 semana para completar o desafio. O desafio se difunde pelo Facebook, postando um vídeo da pessoa comentando o que fez e desafiando seus amigos.

Sair da zona de conforto e ir para as ruas ajudar na mudança do mundo é o que exige esse compromisso. O mundo precisa de pessoas que estejam dispostas a se entregar para fazer o bem. Em Aparecida, vários jovens já se aderiram à corrente e vários outros estão sendo desafiados nesse momento, provavelmente preparando sua ação solidária para continuar o desafio. E já tem gente respondendo ao desafio e assim aumentando a corrente do bem...

 

“Ser solidário faz bem para a nossa alma”

“Ser solidário faz bem para a nossa alma”, é o que diz Ana Livia, uma das jovens que participa das ações solidárias do MVC e do desafio. “Quando eu vou fazer um ato de solidariedade, como o que fazemos com o MVC, eu me sinto bem melhor, mesmo sendo poucos os que fazem isso, eu sei que podemos fazer a diferença! E pensar que podemos fazer a diferença é maravilhoso. Me faz bem pelo simples fato de estar consciente que estou fazendo o bem para quem mais necessita”, completa Ana Livia.

Para alguns a vergonha pode ser uma barreira na hora de fazer o bem. “Aqueles que diziam ser seus amigos são os primeiros que colocam algum apelidinho sem graça” comenta Aline, outra jovem que participa do desafio. Mas “vencendo a vergonha você supera suas limitações e fazendo o bem a um necessitado sentimos uma satisfação e um sentimento puro, para mim, isso é Deus gritando em você” nos diz Yuri, que foi um dos primeiros a participar do desafio.

Com tantos testemunhos, fica o chamado para cada um de fazer algo a mais e assim contribuir com a mudança, para melhor, do mundo. Especialmente nesse tempo de quaresma em que somos convidados pela Igreja a intensificar nossa proximidade com Deus pelo jejum pela oração e pela caridade.

jovens2_1O Papa Francisco nos diz na Evangelii Gaudium: “Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres. Não os deixemos jamais sozinhos! Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a Igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aos leigos de Buenos Aires: prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. “

Em sintonia com essa mensagem, o desafio MVC quer ser um meio para que saiamos como pede o Papa. Juan, que também já fez o seu próprio vídeo do desafio deixa uma dica para aqueles que querem fazer o bem: “Jesus não escondeu, no momento certo, que era o Rei dos Judeus, portanto, galera, façam o bem sem medo do que os outros irão dizer, porque além de ajudar um irmão necessitado, você vai estar ajudando a si mesmo.”

Como assim vou estar me ajudando? Aline nos responde: “Hoje posso dizer que depois de um Fiat (palavra em latim que significa sim, faça-se a vontade do Senhor) ao Senhor, tenho outras perspectivas de vida. Foi assim que conheci pessoas maravilhosas, onde aprendi o verdadeiro sentido da caridade, bondade e amor ao próximo”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. João Antônio Johas Leão, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.