Por Jovens de Maria Em Papo JM

Papo JM – O que é a vocação?

 

Agosto é o mês vocacional e queremos saber: você já parou para refletir sobre sua vocação? Se ainda não pensou ou não conseguiu discernir o seu chamado, queremos te ajudar com o Papo JM desta quarta-feira!

Conversamos com o Pe. André Gustavo, formador da Arquidiocese de Aparecida, que explica o que é vocação e fala sobre como a resposta ao chamado de Deus pode fazer de nós pessoas felizes e realizadas.

Confira:

No nosso papo, pe. André explica que Deus tem um plano e um sonho para cada homem e para cada mulher. Sonho de uma vida feliz e realizada. Então ele faz um chamado – Deus chama, e o ser humano, responde. Vai realizar o seu projeto de vida, o seu chamado de acordo com a vontade de Deus.

A gente não pode reduzir a questão da vocação a uma questão específica – alerta o sacerdote. A vocação é muito mais abrangente: nós temos um chamado à vida, uma vocação a ser pessoa. Depois, a gente tem a vocação cristã pelo batismo. E então a gente vai se encontrando em uma vocação mais específica, seja na Igreja, seja em uma profissão.

Padre André ainda diz que Deus chama, mas não obriga ninguém a responder sim a seu sonho. Vocação também tem a ver com vontade e com liberdade, ressalta e acrescenta:

A vocação é um desafio. No nosso trabalho com o jovem, sobretudo na parte de formação do seminário, a gente percebe hoje certo medo, uma insegurança. Não sei se é uma característica da juventude de hoje, que tem medo do compromisso definitivo. Mas, por outro lado, a gente também vê a ousadia. O nosso trabalho é incentivar, promover o jovem a caminhar. Quando um jovem chega com a sua insegurança, nos vamos orientando, ajudando ele a se encontrar na vontade de Deus. E quando o jovem se lança, se entrega, ele vai ser muito feliz.

Ao final, o sacerdote nos deixa uma mensagem: Eu penso que, se a gente quer ser uma pessoa muito feliz e completa, a gente precisa responder ao convite de amor que Deus faz pra nós. Porque vocação é um chamado de amor; Deus tem sempre o melhor pra nós. Que o jovem pare, escute a Deus e não tenha medo de se entregar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Papo JM

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.