Veja o que rolou na Romaria

Pra relembrar esse dia inesquecível que vivemos em Aparecida

Cobertura Completa


LUAU
LUAU

Assista à transmissão ao vivo e veja como foi o Luau na Romaria da Juventude com o cantor Danilo Casemiro. Sinta a vibe incrível que foi a noite de sábado!



Celebração da Santa Missa
Celebração da Santa Missa

Às 18h, toda a juventude do Brasil, pôde participar da Santa Missa da Romaria Nacional da Juventude, que foi presidida pelo Bispo de Valença (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Nelson Francelino Ferreira, concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Curitiba e Referencial para a Juventude da CNBB sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva.

Thiago Leon
Thiago Leon

Durante a homilia, Dom Nelson destacou que é Jesus o centro e que a Pastoral Juvenil de todo o Brasil se estrutura por Ele e recebe d’Ele a vida que anima e ajuda a enfrentar as dificuldades da construção de uma sociedade fraterna.

“Os jovens estão no coração da Igreja e do Papa, a comunidade juvenil vive em torno de Jesus, constrói com Jesus e N’Ele busca amor e paz. Sem ele seremos um rebanho de gente desajustada, incapaz de enfrentar o mundo”, disse.

Dom Nelson também ressaltou que não é em experiências espirituais intimas, egoístas que encontramos Jesus, e sim na palavra partilhada, no amor solidário. Questionou: O que significa de fato para a juventude brasileira a Eucaristia dominical? “É com realidade, ousadia, fé, testemunho, disposição de escuta da voz do Espírito e centralidade na Eucaristia que podemos ampliar os horizontes, dilatar os corações”.

Juventude que sofre com a realidade

Para o Bispo, o que mais lhe chama atenção ultimamente é que a juventude sofre a carga e o peso de não saber lidar com a realidade das drogas, com a violência e a injustiça.

“Vamos trabalhar contra a precariedade e as distorções. A exortação pós-sinodal “Cristo Vive” ensina a construir a Igreja em estado de saída, samaritana, comprometida, que sabe dialogar e ouvir as diferentes vozes. Cristo vive e quer que todos os jovens vivos desfrutem da esperança Pascal. Vamos sair dessa cultura que exalta a droga, a violência, a pornografia”, pontuou.

Ao final da celebração, a juventude recebeu com música e alegria a Imagem de Nossa Senhora Aparecida e do Patrono da Pastoral Juvenil do Santuário Nacional, São Geraldo Majela.

:: Assista à homilia da missa da Romaria da Juventude 2019 na íntegra


Jovens no altar de Nossa Senhora
Jovens no altar de Nossa Senhora

Durante a tarde, deste sábado, 27 de abril, toda a juventude católica do Brasil pôde se reunir no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, para uma programação recheada de animação, espiritualidade e formação.

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Romaria Nacional da Juventude - Momento de Adoração ao Santíssimo - Foto: Eduardo Gois/A12


Acolhida

Antes do momento de adoração o missionário redentorista, Padre Luiz Camilo Júnior, animou toda a juventude presente. As diversas expressões juvenis lotaram todo o entorno do Altar Central da Casa da Mãe.

Adoração

Às 14h, teve início o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com emoção jovens puderam subir ao altar e fazer suas preces e súplicas pelos jovens de todo o mundo, pelas angústias e pela esperança que todos carregam.

Ecos do Sínodo

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Romaria Nacional da Juventude - Ecos do sínodo - Lucas Galhardo


Em seguida, o jovem Lucas Galhardo, representante brasileiro no Sínodo dos Jovens, ocorrido em Roma, no mês de outubro do ano passado, partilhou a sua experiência de estar lado a lado com o Papa Francisco e de poder dar a sua contribuição junto aos bispos e cardeais.

Ele destacou três pontos fortes que sentiu durante o sínodo: escuta, discernimento e sinodalidade.

Da escuta, ele aprendeu que lá era lugar mais de ouvir do que de falar, e também falou dos momentos de silêncio que o Papa propunha em diversos momentos.

Do discernimento, o fato de cada participante saber pensar bem de como pode contribuir com a Igreja.

Da sinodalidade, tirou a união de esforços que cada um pode ter para que juntando os dons, as diferenças e as contribuições cada qual possa dar o seu contributo.

A Romaria Nacional da Juventude finalizou a tarde com a Consagração à Nossa Senhora Aparecida. Todos puderam consagrar o amor, a vida e a juventude à Rainha e padroeira do Brasil.

Terço JM e Tour no Santuário
Terço JM e Tour no Santuário

A Romaria Nacional da Juventude começou com a oração do Terço Jovens de Maria na TV Aparecida, às 8h, no subsolo da Casa da Mãe. 

Após a oração, os jovens foram convidados a conhecer os pontos turísticos do Santuário Nacional de Aparecida.

Depois conheceram o #Conecta, momento que reúne os adultos e lideranças juvenis dos Grupo de Jovens Paroquiais espalhados pelo Brasil.


Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Jovens de Maria

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.