NOTÍCIAS
Notícias

2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos

Escrito por A Rádio POP

09 NOV 2023 - 15H35 (Atualizada em 09 NOV 2023 - 18H39)

Lamyai/shutterstock

Um levantamento feito por um comitê de pesquisadores climáticos europeus mostra que o ano de 2023 vai ser o ano mais quente dos últimos 125 mil anos, e também que o último mês de outubro foi o mais quente do mundo durante todo este período, chegando a superar o recorde de temperatura de outubro de 2019.

De acordo com os especialistas, a diferença foi em larga escala, de 0,4 graus celsius, o que para eles é uma margem muito alta, sendo descrita pelo grupo de pesquisa como uma "anomalia como muito extrema".

A Meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo, disse que esse fenômeno é causado por uma combinação de fatores e, segundo ela, o planeta passa por oscilações normais, mas outras ações, por exemplo, como as do homem, acabam contribuindo muito para elevar a temperatura. 

"A ação do próprio homem contribui bastante no aumento dos gases poluentes na atmosfera, e isso é um fator que contribui muito para o aumento da temperatura. A verticalização das cidades, cidades cada vez mais concretadas... E então a gente vê pouca interação da natureza nas áreas continentais. Falando além de continente, nós temos também oceanos e a atuação do fenômeno El Niño. Ele deixa a atmosfera mais aquecida de uma forma geral, então por isso a gente tem naturalmente temperaturas mais elevadas." 

Segundo a meteorologista, no Brasil, os recentes temporais no Sul do país e também a seca no Centro-oeste e no Norte do país, são reflexos desses fenômenos que acabam sendo acentuados ainda mais por conta das temperaturas elevadas.

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

- Após processo de reconfiguração, instalação canônica da Província Nossa Senhora Aparecida será hoje no Santuário Nacional;

- Câmara de Guaratinguetá rejeita denúncia que pedia cassação do prefeito Marcus Soliva por queda de prédio histórico;

- Tribunal rejeita contas de 2021 do prefeito de Cachoeira Paulista. Justiça também determina demissão de 56 cargos comissionados;

- Cancelamento de transporte adaptado em São José dos Campos é discutido e pedido de informações é barrado na Câmara;

- Justiça determina afastamento de esposa do diretor do SAAE de cargo na Câmara de Cruzeiro por suposto nepotismo;

- Vereadores de Aparecida voltam a cobrar pagamento do INSS dos funcionários públicos e prefeitura afirma que inconsistência está no sistema e valores estão sendo pagos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...