A indústria cinematográfica traz já alguns anos a audição - ou a falta dela - como foco principal dos roteiros dos filmes. Sendo um dos sentidos humanos, é importante cuidar da audição e acolher aqueles que possuem surdez ou deficiências.
Que tal assistir a esses filmes e entender um pouco mais do assunto?
CODA (No Ritmo do Coração)
O filme conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos, ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2022. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, treina para ser aceita na faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.
Sound of Metal (O Som do Silêncio)
Um jovem baterista teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio.
A família Béllier
Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos? "No Ritmo do Coração" é sua versão americana do filme, praticamente um remake!
Koe no Katachi (A voz do silêncio)
Nishimiya Shoko é uma aluna da escola primária que está cansada de sofrer bullying por ser deficiente auditiva. Transferida para uma nova escola, ela passa a ser constantemente intimidada pelos colegas, principalmente pelo jovem Ishida Shouya. Depois que ela precisa novamente mudar de instituição de ensino por causa dele, Shouya é condenado ao ostracismo e fica sem amigos. Tempos depois, ele vai tentar se redimir.
A Quiet Place (Um lugar silencioso)
O filme mostra uma realidade pós-apocalíptica, onde a população da Terra foi dizimada por uma entidade assustadora que ataca quando escuta um menor sinal de barulho. Em uma fazenda dos Estados Unidos, acompanhamos uma família do meio-oeste que tenta se manter em total silêncio para sobreviver à ameaça que ronda a sua casa.
E aí, gostou? Já assistiu algum?
Fonte: Adoro Cinema
Autoridades destacam conquistas no aniversário de Aparecida
Durante a semana de aniversário de 97 anos de Aparecida, JR recebeu o prefeito e o presidente do Legislativo para um diálogo direto com a população.
Confira as notícias da região desta segunda-feira (15) no Jornal Regional
O Papa Leão XIV recebeu do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, um convite oficial para visitar o Santuário Nacional de Aparecida.
A magia de Janis Joplin retorna em exposição inédita
Rock Tracks traz notícias quentes e antecipa a aguardada mostra dedicada a Janis Joplin, que chega em fevereiro ao MIS com 300 itens originais da artista.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.