NOTÍCIAS
Notícias

8 brasileiras poderosas que fazem aniversário em 8 de março

Escrito por Luciana Gianesini

08 MAR 2023 - 08H41 (Atualizada em 08 MAR 2023 - 11H51)

Hoje é lembrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, instituído em 1975 pelas Nações Unidas.

Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países, como um dia de protesto por direitos ou celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães. Em outros países, porém, essa data é amplamente ignorada.

Coincidência ou não, 8 de março é também aniversário de nascimento de figuras femininas muito marcantes, cada uma em sua área de atuação.

Veja abaixo uma lista com oito mulheres brasileiras com grandes histórias, que nasceram em 8 de março.

Feliz dia!


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

1. Hebe Camargo

A cantora, apresentadora e atriz nasceu em Taubaté (SP) em 1929, e ficou conhecida como a Rainha da TV brasileira, mesmo tendo iniciado sua carreira no rádio.

Hebe tinha uma personalidade forte, alegre e expansiva, ficando conhecida especialmente por defender pautas femininas já nos anos 1980.

Recentemente teve sua cinebiografia brilhantemente interpretada pela atriz Andréa Beltrão. Faleceu em 2012, aos 83 anos, vítima de câncer.


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

2. Maria Bonita

Principal nome feminino do movimento conhecido como cangaço, acredita-se que Maria Bonita tenha nascido por volta de 1911, no interior da Bahia.

Mãe de 4 filhos, ao lado de Lampião, seu marido, viveu uma breve vida, marcada por lutas contra fazendeiros e policiais, os quais a assassinaram degolada em 1938, aos 27 anos.

No Carnaval de 2023, Maria Bonita foi homenageada no desfile da escola Imperatriz Leopoldinense, no Rio de Janeiro. A escola levou sua única filha ainda viva, de 90 anos, para avenida. No mesmo desfile, foi representada pela atriz Regina Casé.


Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

3. Poliana Okimoto

A paulistana foi a primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha olímpica.

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, Poliana conquistou o bronze na maratona aquática de 10km, tendo ainda outras 6 medalhas em campeonatos mundiais e Jogos Panamericanos.

Ainda antes disso, foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Ela é também 3º sargento do Exército Brasileiro.


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

4. Letícia Sabatella

Nascida em Belo Horizonte (MG), a cantora e atriz é famosa por sua dedicação a papéis dramáticos na TV, em especial para a TV Globo, onde começou a atuar nos anos 1990.

Tem também uma extensa carreira no cinema, tendo atuado em produções quase anuais desde o início de sua carreira.

Em 2015, dedicou espaço a seu talento musical, lançando um CD.

É conhecida também por suas fortes opiniões políticas.


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

5. Neusa Borges

Atriz brasileira duplamente premiada por seus papéis em novelas, a catarinense de Florianópolis nasceu em 1942.

Neusa tem uma longa parceria com a autora de novelas Glória Perez, tendo feito mais de sete folhetins assinados por ela.

Neusa Borges também ganhou destaque ao participar do clipe da música "Dona Cila", de Maria Gadú, uma sensível homenagem à avó da cantora.

Neste ano de 2023, a atriz está participando das filmagens de uma cinebiografia do humorista Mussum.


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

6. Marjorie Estiano

Nascida em Curitiba (PR), a atriz e cantora brasileira ganhou notoriedade não só por seu incrível talento musical, mas principalmente na dramaturgia, onde já participou de inúmeras telenovelas.

Foi indicada ao prêmio Emmy Internacional de melhor atriz em 2019, por seu trabalho na série "Sob Pressão", onde interpreta uma médica que enfrenta os mais diversos desafios desta profissão, inclusive o pico da pandemia de Covid-19.

Marjorie também já participou de mais de dez filmes, sendo um dos mais marcantes "O tempo e o vento", baseado na obra de Érico Veríssimo.


Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

7. Renata Dominguez

A atriz nascida no Rio de Janeiro viveu boa parte de sua vida no Equador, onde iniciou na carreira de apresentadora de TV, aos 12 anos de idade.

Foi embaixadora da Unicef no Equador e representante oficial da marca Walt Disney no país. O fato de ser brasileira impulsionou sua carreira num país marcado pela rivalidade das suas principais regiões.

Sendo estrangeira, a apresentadora ficava de fora de qualquer preconceito regional e tinha aceitação nacional.

No Brasil, já fez mais de 10 novelas, tendo destaque em Malhação e nos folhetins bíblicos da TV Record.


Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

8. Ângela Figueiredo

Atriz nascida no Rio de Janeiro, Ângela é filha de um arquiteto e uma cineasta, e casada com o músico Branco Mello, dos Titãs.

Ganhou destaque como modelo, tendo sido capa de várias revistas na década de 1980. Já atuou em mais de 20 telenovelas e, em 2022, estreou o espetáculo “Yerma”, inspirado na obra de Federico García Lorca em uma adaptação para os dias atuais.

Nele, Ângela interpreta uma mulher que retrata a própria sociedade em que o autor nasceu: uma sociedade patriarcal e arcaica, que pregava a inferioridade feminina. A mulher deveria permanecer casta ou se casar. Se casasse, deveria ter filhos, muitos filhos.

É uma peça de advertência sobre os efeitos da obsessão e os danos dos papéis tradicionais de gênero.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...