NOTÍCIAS
Notícias

Alta dos combustíveis impacta consumidor e inflação do país

Avaliação de Economista aponta que alta vai pesar na inflação

Escrito por Thalita Miranda

21 AGO 2023 - 15H11 (Atualizada em 21 AGO 2023 - 15H56)

Drotyk Roman/shutterstock

Após o reajuste anunciado pela Petrobras no aumento dos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, valor gera impacto diretamente ao consumidor e também na inflação.

Segundo o professor de economia da Faculdade do Comércio, Denis Medina, este impacto pode extrapolar 5% no ano, acima da meta de inflação do Governo Federal.

“Na verdade, esse reajuste dos combustíveis é devido a defasagem de preço internacional, que podia causar inclusive falta de combustível em algumas regiões. Esse aumento na verdade é uma necessidade de recomposição. Eu acredito que ainda podem ter outros aumentos porque o preço ainda continua defasado quando você compara isso internacionalmente.”

O economista falou ainda qual seria o caminho para o Brasil parar de comprar petróleo mais caro e consequentemente frear os reajustes.

“A alternativa é o investimento em refinaria. Agora, historicamente a gente viu que esse Governo já tentou fazer referia e com uma série de desafios, uma série de problemas de lavagem de dinheiro, de corrupção, então o melhor na minha posição era na verdade abrir mais o mercado, deixar mais concorrentes, mais a empresas. Mas para isso, a Petrobras tem que intervir menos, tem que seguir as regras do mercado.”

• O litro da gasolina teve uma alta de R$ 0,41.

• O litro do diesel subiu R$ 0,78.

• O etanol não teve alteração.

Confira os demais destaques do Jornal Regional:

- Governo do estado abre inscrições para matrícula escolar. Prazo segue até o dia 15 de setembro;

- SAAE de Aparecida faz alteração na escala de coleta de lixo em toda cidade e pede atenção dos moradores para o serviço;

- Lorena continua processo de regularização fundiária;

- Pindamonhangaba realiza encontro com a Polícia Militar para discutir avanços na segurança do município;

- Estudo do INPE aponta aumento de até 3° em regiões do Brasil. Pesquisador explica sobre as consequências para o meio ambiente.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thalita Miranda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...