Após o reajuste anunciado pela Petrobras no aumento dos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, valor gera impacto diretamente ao consumidor e também na inflação.
Segundo o professor de economia da Faculdade do Comércio, Denis Medina, este impacto pode extrapolar 5% no ano, acima da meta de inflação do Governo Federal.
“Na verdade, esse reajuste dos combustíveis é devido a defasagem de preço internacional, que podia causar inclusive falta de combustível em algumas regiões. Esse aumento na verdade é uma necessidade de recomposição. Eu acredito que ainda podem ter outros aumentos porque o preço ainda continua defasado quando você compara isso internacionalmente.”
O economista falou ainda qual seria o caminho para o Brasil parar de comprar petróleo mais caro e consequentemente frear os reajustes.
“A alternativa é o investimento em refinaria. Agora, historicamente a gente viu que esse Governo já tentou fazer referia e com uma série de desafios, uma série de problemas de lavagem de dinheiro, de corrupção, então o melhor na minha posição era na verdade abrir mais o mercado, deixar mais concorrentes, mais a empresas. Mas para isso, a Petrobras tem que intervir menos, tem que seguir as regras do mercado.”
• O litro da gasolina teve uma alta de R$ 0,41.
• O litro do diesel subiu R$ 0,78.
• O etanol não teve alteração.
Confira os demais destaques do Jornal Regional:
- Governo do estado abre inscrições para matrícula escolar. Prazo segue até o dia 15 de setembro;
- SAAE de Aparecida faz alteração na escala de coleta de lixo em toda cidade e pede atenção dos moradores para o serviço;
- Lorena continua processo de regularização fundiária;
- Pindamonhangaba realiza encontro com a Polícia Militar para discutir avanços na segurança do município;
- Estudo do INPE aponta aumento de até 3° em regiões do Brasil. Pesquisador explica sobre as consequências para o meio ambiente.
Inscrições para a Tenda dos Peregrinos seguem até dia 5 de outubro
As inscrições para o voluntariado seguem abertas à população em geral, especialmente aos profissionais de saúde.
Entrevista: Psicóloga fala sobre a Campanha Setembro Amarelo
Psicóloga Bárbara Ramos, falou sobre a Campanha Setembro Amarelo e ressaltou a importância da informação e orientação para a população.
Governo realiza pesquisa de satisfação com pacientes do SUS
Secretaria de Saúde do Estado realiza pesquisa para avaliar como os serviços de saúde estão funcionando na região.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.