NOTÍCIAS
Notícias

Bate-papo fala sobre mês de combate ao abuso e exploração sexual infantil

Escrito por A Rádio POP

15 MAI 2024 - 14H16 (Atualizada em 15 MAI 2024 - 16H20)

Divulgação Rádio Pop

Dia 18 de maio, é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Conhecido como Maio Laranja, a iniciativa visa dar visibilidade, discutir e provocar conversas sobre esse assunto. 

A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, são muito maiores.

:: O número do WhatsApp da POP mudou! Anote os novos números para falar com a programação e com o Jornalismo. Anote aí e já salve nossos contatos! 

Ao vivo nos estúdios, o Jornal Regional recebeu a Secretária de Assistência Social de Aparecida, Natália Carvalho, a Conselheira Tutelar de Aparecida, Manuela Figueira e Conselheira Tutelar e Guaratinguetá, Eliana Carvalho, para falar sobre este assunto que preocupa autoridades e a sociedade.

A Conselheira Tutelar de Aparecida, Manuela Figueira, destacou que na cidade os casos seguem aumentando a cada ano.

"Em Aparecida, fechamos o primeiro trimestre desse ano de 2024, comparado ao trimestre de 2023, com um aumento significativo. A gente tem um aumento gradual a cada ano. Quando chega ao conhecimento do Conselho Tutelar, os casos de abuso são encaminhados devidamente aos órgãos de competência. Primeiro é registrado um boletim de ocorrência e assim direcionado para rede de proteção, para que a criança possa ter os acompanhamentos necessário e a justiça possa tomar medidas cabíveis.”

A cidade vizinha, Guaratinguetá, também teve aumento ainda nesse primeiro trimestre.

"Infelizmente Guaratinguetá acompanha Aparecida e tem tido aumento nos casos. Nesse primeiro trimestre registramos 17 casos. É muito preocupante, é algo que cresce gradualmente. Em Guaratinguetá temos também um trabalho de conscientização junto as escolas, é um tralho que não pode ser feito exclusivamente no dia 18 de maio e sim diariamente tamanha importância", acrescenta a conselheira Eliana Carvalho.


A Secretária de Assistência Social de Aparecida, Natália Carvalho reforçou a importância de orientar as crianças todos os dias e não apenas da data ou no mês de conscientização. 

“O abuso sexual acontece o ano inteiro, não é só em maio, então a data 18 de maio, vem fortalecer esse assunto que precisa ser falado sempre. A criança, muitas vezes, não entende que aquilo é um abuso sexual porque, geralmente, vem de uma pessoa que é pai, tio ou avô, pessoas que são para cuidar, então elas entendem aquilo como um carinho ou brincadeira. Por isso é tão importante trazer essas informações para as crianças. Elas precisam entender o que pode e não pode ser feito.” 

Confira a entrevista na íntegra!

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Congresso Mariológico começa hoje no Santuário Nacional de Aparecida e vai abordar as bem-aventuranças de Maria;

— Começa hoje a Feira Literária de Guaratinguetá, com atrações musicais e mais de 40 atividades gratuitas;

— Câmara de Cachoeira Paulista cancela concurso público após reclamações de falhas no processo;

— Após anos de espera, Prefeitura de Roseira firma convênio com Polícia Militar para atuação no trânsito da cidade;

— Especialista afirma que tragédia no Rio Grande do Sul pode provocar desemprego nas Indústrias da região.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...