NOTÍCIAS
Notícias

Casos de dengue no estado de São Paulo preocupam autoridades

Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo, Tatiana Lang D’agostini falou sobre a real situação no estado

Escrito por A Rádio POP

16 MAI 2024 - 14H19 (Atualizada em 16 MAI 2024 - 16H47)

Youtube Rádio Pop

Os casos de dengue em todo o estado de São Paulo e por consequência em nossa região são preocupantes, já são mais de 1 milhão de pessoas que adoeceram pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na região do Vale do Paraíba, já são mais de 122 mil casos confirmados e 163 óbitos.

:: O número do WhatsApp da POP mudou! Anote os novos números para falar com a programação e com o Jornalismo. Anote aí e já salve nossos contatos! 

Outro problema que também tem gerado alerta são os casos de febre-amarela registrados no estado. A Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo, Tatiana Lang D’agostini falou com exclusividade ao Jornal Regional e explicou a real situação.

“Esse é o momento fundamental para alertar toda a população no que diz respeito, principalmente em relação à dengue, em relação ao controle dos criadouros. Lembrando que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor do vírus da dengue, Zika e Chikungunya, estão dentro de suas próprias casas. A população precisa tirar pelo menos 10 minutos por semana para verificar se no seu quintal tem um acúmulo de água que pode ser um potencial local de criador do mosquito. A dengue pode ser evitada a partir do momento que você elimina o criadouro do mosquito transmissor, isso é um papel não só do governo ou do município, mas também de toda a população unida em prol do combate aos criadouros.”

A Diretora também alertou da importância de procurar uma unidade de saúde ao suspeitar da doença e principalmente o ato de não se automedicar.

“Todo paciente que tem suspeita de dengue, que está com febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, deve primeiro procurar uma unidade de saúde e não se automedicar, isso é fundamental ressaltar, o paciente com suspeita de dengue não pode ser automedicado. A partir do diagnóstico, ele precisa se hidratar, porque a hidratação é fundamental para evitar o agravamento do quadro clínico. Ainda assim é preciso se atentar a alguns sinais de alerta como sangramento nasal, sangramento na gengiva, vômito e dor abdominal, caso a pessoa esteja se recuperando, mas surgirem esses sintomas, é preciso buscar ajuda médica.” 

Veja os demais destaques do Jornal Regional: 

— Coleta seletiva é suspensa parcialmente em Aparecida. SAAE alega falta de funcionários;

— Câmara de Guaratinguetá aprova abertura de CEI para investigar prefeito e possíveis irregularidades cometidas na execução de obras;

— Vereadores de Taubaté analisam projeto que pode aumentar em até 15% salários de prefeito, vice e secretários;

— Após 60 dias do assassinato de Elda Mariel em Lorena, suspeito permanece foragido;

— COMTUR realiza hoje reunião para decidir ações para promover turismo em Lagoinha.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...