NOTÍCIAS
Notícias

Dia da Consciência Negra: uma data histórica e de luta em nosso país

Escrito por A Rádio POP

20 NOV 2023 - 12H54 (Atualizada em 20 DEZ 2023 - 11H51)

Wikipédia

O Dia da Consciência Negra é celebrado, hoje, dia 20 de novembro. A data é considerada feriado nos estados de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro.

A data faz referência à morte do Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, uma data que celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu e ainda vive no Brasil desde a colonização.

Presente dos estúdios do Jornal Regional, a Professora Maria Regina, membro da Pastoral Afro da Arquidiocese de Aparecida e também Claudinei Correia, Presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Aparecida falaram sobre a importância de celebrar este dia que relembra uma parte fundamental da história do nosso país.

“Esta data foi pensada por um grupo de professores e jornalistas no Rio Grande do Sul, em 1971. Hoje, nós estamos comemorando 52 anos da data 20 de novembro. Os movimentos brasileiros foram organizados em 1971 e adotaram o nome Zumbi dos Palmares, porque simbólica e historicamente, se refere a morte de Zumbi, ele que foi assassinado pelos bandeirantes Domingos Jorge Velho em 20 de novembro de 1695. Um fato interessante é que a cidade de Aparecida foi a segunda cidade do estado de São Paulo a decretar o feriado nacional no dia da consciência negra, desde 2006 é feriado na cidade”, revelou Claudinei.

A Professora destacou ainda as principais lutas do movimento negro no nosso país.

“As principais lutas, sem dúvidas, são contra o racismo estrutural e institucional, além do empoderamento, tanto da mulher como do homem. Estamos à margem da sociedade e é uma busca para reconstruir a nossa história. Precisamos recontar a nossa história, nós precisamos fazer com que as crianças conheçam a nossa história, afinal o que é passado ​​para elas não condiz com todos os nossos conhecimentos. Se pegarmos os livros didáticos, veremos somente o negro no tronco levando chicotada. Nosso trabalho hoje, no movimento, é a desconstrução, nós precisamos desconstruir tudo isso.”


Youtube Rádio Pop
Youtube Rádio Pop
Maria Regina, membro da Pastoral Afro da Arquidiocese de Aparecida, em entrevista para o Jornal Regional


“A cidade de Aparecida tem um fator muito diferenciado que não podemos deixar de falar. Em cada canto da nossa cidade temos um altar a Nossa Senhora Aparecida, um altar a São Benedito, santos negros do nosso povo brasileiro. O povo aparecidense é acolhedor, e vamos juntos construir ações anti-racistas na cidade de Aparecida. Temos o apoio da população e agora com um conselho eficaz é extremamente importante que nossos governantes com nossos legisladores estejam atentos para esta luta”, conta Claudinei ao mencionar o trabalho dos movimentos regionais.


Youtube Rádio Pop
Youtube Rádio Pop
Claudinei Correia, Presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Aparecida


Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Parceria entre ONG's oferece exame de mamografia gratuitamente às mulheres de Potim e outras cidades do Vale do Paraíba;

— Com investimento de 10 milhões de reais, Defesa Civil entrega novo radar para monitorar chuvas no Litoral Norte;

— Em um mês, estradas estaduais recebem 246 milhões de investimentos do DER;

— No dia nacional de Zumbi dos Palmares, pouco menos de 12% dos vereadores da região são negros.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...