O Dia da Consciência Negra é celebrado, hoje, dia 20 de novembro. A data é considerada feriado nos estados de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro.
A data faz referência a morte do Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, uma data que celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu e ainda vive no Brasil desde a colonização.
Presente dos estúdios do Jornal Regional, a Professora Maria Regina, membro da Pastoral Afro da Arquidiocese de Aparecida e também Claudinei Correia, Presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Aparecida falaram sobre a importância de celebrar este dia que relembra uma parte fundamental da história do nosso país.
"Esta data foi pensada por um grupo de professores e jornalistas no Rio Grande do Sul, em 1971. Hoje, nós estamos comemorando 52 anos da data 20 de novembro. Os movimentos brasileiros foram organizados em 1971 e adotaram o nome Zumbi dos Palmares, porque simbolicamente e historicamente, se refere a morte de Zumbi, ele que foi assassinado pelos bandeirantes Domingos Jorge Velho em 20 de novembro de 1695. Um fato interessante é que a cidade de Aparecida foi a segunda cidade do estado de São Paulo a decretar o feriado nacional no dia da consciência negra, desde 2006 é feriado na cidade", revelou Claudinei.
A Professora destacou ainda as principais lutas do movimento negro no nosso país.
"As principais lutas, sem dúvidas, são contra o racismo estrutural e institucional, além do empoderamento, tanto da mulher como do homem. Nós estamos à margem da sociedade e é uma busca para reconstruir a nossa história. Nós precisamos recontar a nossa história, nós precisamos fazer com que as crianças conheçam a nossa história, afinal o que é passado para elas não condiz com todos os nossos conhecimentos. Se pegarmos os livros didáticos, veremos somente o negro no tronco levando chicotada. Nosso trabalho hoje, dentro do movimento, é a desconstrução, nós precisamos desconstruir tudo isso."
"A cidade de Aparecida tem um fator muito diferenciado que não podemos deixar de falar. Em cada canto da nossa cidade nós temos um altar a Nossa Senhora Aparecida, um altar a São Benedito, santos negros do nosso povo brasileiro. O povo aparecidense é acolhedor, e vamos juntos construir ações anti-racistas na cidade de Aparecida. Nós temos o apoio da população e agora com um conselho eficaz é extremamente importante que nossos governantes com nossos legisladores estejam atentos para esta luta", conta Claudinei ao mencionar o trabalho do movimentos regionais.
Veja os demais destaques do Jornal Regional:
- Parceria entre ONG's oferece exame de mamografia gratuitamente às mulheres de Potim e outras cidades do Vale do Paraíba;
- Com investimento de 10 milhões de reais, Defesa Civil entrega novo radar para monitorar chuvas no Litoral Norte;
- Em um mês, estradas estaduais recebem 246 milhões de investimentos do DER;
- No dia nacional de Zumbi dos Palmares, pouco menos de 12% dos vereadores da região são negros.
DJ Alexandre Rocha e o melhor da música eletrônica no 'Tá na Pista'
Curta playlists dos melhores djs do Vale do Paraíba, no programa da 90.9 FM
Pop nas Ruas leva programação para Praça Prado Filho de Cachoeira Paulista
Programação ao vivo na praça ofereceu serviços e informação à população.
Cantores que compartilham mais que laços sanguíneos
Aproveitando a comemoração do Dia da Família, separamos algumas famílias que compartilham mais que laços sanguíneos, compartilham a paixão pela música.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.