NOTÍCIAS
Notícias

Dia do Combate ao Tabagismo: pneumologista destaca riscos à saúde

A data nacional foi instituída pela Lei nº 7.488/1.986

Escrito por A Rádio POP

29 AGO 2023 - 15H04 (Atualizada em 29 AGO 2023 - 17H09)

Gorynvd/shutterstock

É comemorado hoje o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Em entrevista ao Jornal Regional, o Pneumologista José Roberto Magda informou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma dependência e sinalizou os principais sintomas deste vício.

“A dependência da nicotina, a dependência do cigarro é uma das piores dependências que tem. Quem trabalha com tabagismo sabe. É uma droga de fácil acesso, é uma droga relativamente barata e quando a nicotina chega no cérebro, ela dá uma sensação de prazer no paciente. Quando ele para de fumar que vem as consequências da abstinência. O paciente começa a ficar irritado, começa a ter insônia, dificuldade na concentração e muitas pessoas começam a comer muito e engordam. Então tudo isso, juntando todas essas alterações que a falta da nicotina faz, o paciente não parar de fumar.”

Além de ser um dos principais fatores originários do câncer, há outras doenças e riscos iminentes do consumo de cigarro, como destaca o Pneumologista.

“O tabagismo está relacionado com o câncer de pulmão, de cabeça e de pescoço, câncer do trato urinário, de colo, além de doenças relacionadas ao pulmão como o enfisema pulmonar, fibrose, doença do sistema cardiocirculatório como infarto, arritmia, insuficiência cardíaca. O cigarro é uma droga que faz uma destruição no corpo todo e que até hoje não conseguiu provar nenhum benefício para saúde.”

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

Governo do Estado anuncia tabela SUS Paulista e promete suprir déficit dos hospitais;

seis cidades da região com obras paradas ou inacabadas na área da educação podem aderir ao pacto do Governo Federal até o mês que vem;

Troca de bomba afeta qualidade da água em alguns bairros de Aparecida. SAAE afirma que problema já foi resolvido;

Ubatuba confirma mais dois casos de gripe aviária. Município já acumula 5 registros da doença;

Subsídio para o transporte público chega ao fim esta semana e passagem de ônibus em Guaratinguetá pode passar para R$ 5,85;

Potim faz parceria com governo do estado e realiza até quinta-feira projeto de emissão gratuita de documentos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...