NOTÍCIAS
Notícias

Eleições 2024: bate-papo sobre janela partidária e calendário eleitoral

Acompanhe a entrevista com o o advogado Marco Pazzini

Escrito por A Rádio POP

11 MAR 2024 - 15H27 (Atualizada em 11 MAR 2024 - 16H33)

Divulgação Rádio Pop

O Jornal Regional recebeu, ao vivo nos estúdios, o Advogado e Palestrante, Marco Pazzini, para falar sobre as eleições 2024, em especial sobre o calendário eleitoral e a janela partidária.

A janela partidária, que começou na última quinta-feira (07), é um período em que é facilitada a troca de partido, principalmente para quem já tem cargo público. O advogado explicou como funciona esse processo de troca e falou da sua importância para se candidatar a um cargo público.

“A chamada janela partidária vai até o dia 5 de abril. E o que quer dizer isso? O que representa? Os vereadores atuais têm essa janela para poder mudar de partido sem perder o mandato. Foi criado essa oportunidade para que os vereadores que estão insatisfeitos com o atual partido político façam a troca e participar das eleições por outro partido político. Tudo isso porque existe a fidelidade partidária, aqui no Brasil, nós não temos candidaturas sem partidos, então qualquer pessoa, qualquer eleitor que queira se candidatar a qualquer vaga, seja para vereador, prefeito, governador, deputado ou presidente da república, precisa estar filiado a um partido político e a partir do momento em que você é eleito, você deve fidelidade para ele.”

Marco ainda ressaltou que as reformas políticas que estão acontecendo no país vão resultar em mudanças nos partidos políticos, até mesmo no número de partidos.

“A tendência é diminuir o número de partidos, o que eu não acho ruim, tem muito partido político no Brasil. Na eleição anterior já foi já diminuído o número de partidos políticos representados nas câmaras municipais, eu acredito que esse ano deve acontecer uma queda ainda maior, ou seja, poucos partidos vão conseguir eleger vereadores.”

Confira a entrevista na íntegra!

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Com 1379 casos de dengue, Guaratinguetá amplia horário de atendimento em ambulatório específico;

— Vereador denuncia água parada com possíveis focos de dengue em obra de Praça pública de Piquete;

— Projeto Acolher Bem do Santuário Nacional abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos. Ao todo são 125 vagas disponíveis;

— Taubaté abre novo edital para administração do Hospital Universitário. Diretório Acadêmico diz que essa não é a solução;

— Loreny Caetano assume vaga no Congresso Nacional e se torna a única Deputada Federal pelo Vale do Paraíba.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...