Alê Santos, morador de Guaratinguetá (SP), está concorrendo ao prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura do país, com o livro "Rastros de Resistência". Ele concorre na categoria 'Ensaios' e já é finalista!
O livro traz histórias de personagens da história afro falando sobre suas lutas. No prefácio tem Emicida dando sua visão sobre a obra.
Em entrevista ao G1, Alê disse que “essa indicação representa uma quebra do paradigma. Uma sociedade que não se assumia racista e que passou a tomar posição. As pessoas estão se tocado que não é normal viver em um país em que você entra em um estabelecimento e todos são brancos e que a maioria dos pobres são pretos. A luta antirracista está avançando e a sociedade quer novas histórias. E a gente quer colocar nossa história de um jeito diferente no destaque".
:: Adquira o livro do Alê, “Rastros de Resistência”, aqui!
O programa Hora Mais da Rádio POP conversou com o Alê sobre o livro, a descoberta da indicação ao prêmio e afrofuturismo. Você sabe o que é isso?
Assista a transmissão do programa no momento em que o Alê conversa com a gente:
3 exemplos de afrofuturismo
Filme Pantera Negra (2018)
O longa foi um divisor de águas no cinema, tendo no elenco nomes como Chadwick Boseman, morto recentemente aos 43 anos, vítima de câncer de cólon, Lupita Nyong'o e Michael B. Jordan. O filme da Marvel apresenta ao público não apenas um herói, mas também a fictícia Wakanda, nação africana que nunca foi colonizada nem escravizada — pelo contrário, desenvolveu uma sociedade ancestral altamente tecnológica.
Filme Black is King (2020)
Em filme lançado durante a pandemia, Beyoncé traz diversas representações da história negra e de toda a riqueza da África, com as canções do álbum inspirado no filme O Rei Leão, “The Lion King: The Gift”.
Xênia França
Um dos nomes que crescem no Brasil na música também com referência de afrofuturismo é a cantora baiana Xênia França.
Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.