NOTÍCIAS
Por A Rádio POP Em Notícias Atualizada em 02 JUL 2020 - 08H28

Estudantes brasileiros ganham prêmio mundial de inovação

Projeto premiado foi pensado para mulheres

equipe de robótica FrancoDroid, do colégio Colégio Liceu Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro, venceu o prêmio Global Innovation nos Estados Unidos.

O projeto Cosmocup, um coletor menstrual para astronautas, que foi considerado o mais inovador dentre 40 mil projetos de 74 países.

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação
Equipe de robótica FrancoDroid


Neste ano, mais de 40 mil equipes, de 74 países participaram dos torneios de robótica FIRST LEGO League. Todas elas estavam aptas a concorrer ao prêmio Global Innovation. Apenas 20 foram selecionadas como finalistas, como a carioca FrancoDdroid. No Brasil, desde 2013 o organizador oficial dos torneios de robótica é o Serviço Social da Indústria (SESI).

Com a conquista, a equipe brasileira ganha um prêmio de U$ 20 mil (cerca de R$ 80 mil reais), valor que deve ser investido no desenvolvimento do projeto ou em atividades relacionadas à robótica.

O projeto

Assim que souberam o tema da temporada de robótica, em agosto de 2018, Into Orbit (Em Órbita), os alunos do Colégio Liceu Franco-Brasileiro começaram a refletir sobre o projeto a desenvolver. Na pesquisa, eles constataram que, para participar de uma missão espacial, cada mulher levava, em média, 3.600 absorventes.

“Hoje elas levam 1.100 pílulas anticoncepcionais", conta Mariana Araújo, 15 anos, do 1º ano e membro da equipe FrancoDroid. "Mas muitas mulheres não podem tomá-las ou utilizar qualquer outro método, então elas ficam impossibilitadas de se tornarem astronautas", completa.

Leia MaisVamos doar sangue?Gari aproveita quarentena e se forma na faculdadeVocê sabe quem é inspiração de Dua Lipa?

Foi aí que os adolescentes da equipe criaram o CosmoCup, um coletor menstrual espacial, ou seja, um reservatório pessoal de coleta de sangue menstrual.

Considerando a gravidade, o coletor impede que o sangue se espalhe pela aeronave.

Entre os benefícios estão a praticidade, a inexistência de possíveis efeitos colaterais hormonais pelo uso de pílulas que impedem o ciclo menstrual e o fato de ser mais higiênico que absorventes.

::Gostou do post? então Compartilhe no seu Facebook e WhatsApp. 😍

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...