Após o falecimento de uma criança de seis anos diagnosticada com meningite, em Guaratinguetá, a cidade chegou ao terceiro caso da doença e preocupa munícipes.
A Secretária de Saúde, Maristela Macedo Siqueira revela se há motivos para alarde e esclarece algumas dúvidas.
“Tivemos alguns casos confirmados e esse é o segundo óbito. Não há relação nenhuma entre os casos, isso seria uma coisa que nos traria uma certa preocupação. Não há que a gente fala de um desvio da curva epidemiológica, que é um número de casos excessivos que possa caracterizar uma epidemia ou um surto. Todos os anos tem um número de casos notificados e casos confirmados de meningite, que a gente chama de sazonalidade da doença. A gente lamenta a morte de uma criança, isso é uma coisa que não cabe discussão, principalmente a dor dessa família, mas esses casos acontecem todos os anos.”
Sobre a orientação da Secretaria de Saúde para os pais com relação a doença, a Secretária destacou o bloqueio de meningite e a importância da vacinação.
“Bloqueio de meningite é medicamento. A gente levanta todos os contatos da criança e essas pessoas são medicadas. Não há nenhuma outra medida a ser tomada senão o bloqueio medicamentoso. Você não consegue ter a noção da onde essa criança foi contaminada, o que não justifica não mandar uma criança para a escola, porque você não sabe se ali foi o lugar de contaminação. A gente controla essa doença mantendo índice de vacinação satisfatória, que não é o caso da vacina da meningite. Então deve-se manter a carteira de vacina em dia, manter a cobertura municipal, estadual e nacional de vacina é fundamental para o controle deste agente etiológico.”
A Doutora Stela Zöllner, especialista em Saúde Pública da UNITAU, esclareceu algumas dúvidas sobre as vacinas e a importância da prevenção.
“A vacina meningocócica tipo C, é oferecida no primeiro ano de vida e reforçada após um ano de vida. A vacina pneumocócica 10 valente também é oferecida no primeiro ano de vida pelo SUS, em todo território nacional. Elas protegem contra a meningite pneumocócica, que é uma um tipo de meningite bacteriana que também é bastante agressiva. Então essas duas estão aí no SUS de graça. Para os adolescentes, o SUS oferece a vacina meningocócica ACWY. A rede particular oferece a vacina meningocócica do tipo b.”
Sobre as meningites virais, que não tem vacinas, a doutora apresentou outras medidas de prevenção.
“Existem as meningites virais são causadas por outros tipos de micro-organismos, outros tipos de micróbios, são os vírus. Essas nós não temos vacinas específicas para preveni-las. Logicamente a prevenção de todas as doenças transmissíveis é o cuidado com as crianças ao estarem em lugares públicos, carteira de vacina em dia, evitar aglomerações desnecessárias e se adoecer, levar ao serviço de saúde. O diagnóstico precoce faz com que a meningite tenha um sucesso maior de tratamento.”
Veja os demais destaques do Jornal Regional:
- Após reclamação de moradores, Roseira entrega reforma da creche Dona Santinha e leva parque educativo às unidades do município;
- Festivale inicia hoje em São José dos Campos. Evento tem mais de 50 apresentações culturais;
- Campanha para Conselho Tutelar de Aparecida tem 11 candidatos que já começaram trabalho com eleitorado da cidade;
- Programa Jovem Aprendiz Paulista é lançado em Guaratinguetá e visa beneficiar micro e pequenos empresários;
- Região tem saldo positivo na geração de empregos com a abertura de mais de mil vagas em julho;
- Começam a valer novas regras para emissão de nota fiscal para micro empreendedores.
Inscrições para a Tenda dos Peregrinos seguem até dia 5 de outubro
As inscrições para o voluntariado seguem abertas à população em geral, especialmente aos profissionais de saúde.
Entrevista: Psicóloga fala sobre a Campanha Setembro Amarelo
Psicóloga Bárbara Ramos, falou sobre a Campanha Setembro Amarelo e ressaltou a importância da informação e orientação para a população.
Governo realiza pesquisa de satisfação com pacientes do SUS
Secretaria de Saúde do Estado realiza pesquisa para avaliar como os serviços de saúde estão funcionando na região.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.