MPT investiga quatro denúncias de assédio eleitoral na região

Com aproximação do segundo turno das eleições tem aumentado o número de denúncias de assédio eleitoral, que inclui ameaças de demissão, coações e promessas de benefício por parte do patrão aos trabalhadores que votarem em determinado candidato.
Em todo estado de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho recebeu 86 denúncias de assédio eleitoral ontem (24) e, no Vale do Paraíba, até o momento o órgão está investigando 4 denúncias, que foram registradas em Campos do Jordão, Guaratinguetá, Jacareí e Tremembé.
O que é assédio eleitoral?
É qualquer prática de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento no intuito de influenciar ou manipular o voto, a manifestação política, o apoio, a orientação política de trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho.
Os atos que configuram assédio eleitoral no trabalho são a concessão a promessa de algum benefício ou vantagem, a ameaça a violência física ou psicológica, constrangimentos ou humilhações com a finalidade de dirigir, influenciar ou manipular o apoio ou manifestação política ou voto de trabalhadores em candidatos nas eleições.
Daniele Olivares Correia, procuradora do Trabalho, afirma que geralmente a recebe notícias de fatos ligados a ameaça de demissão, ameaça de algum tipo de retaliação, obrigatoriedade de uso de símbolos eleitorais como camisetas, bonés, bottons alusivos a determinada a candidatura, que são práticas que podem configurar o assédio ou coação eleitoral no trabalho.
Lembrando que as denúncias podem ser feitas pelo site prt15.mpt.mp.br

5 músicas para te conscientizar no Dia Mundial da Água
Aprenda com músicas a valorizar nosso bem precioso: a água

Esses sertanejos são de 2013, você acredita?
Tem música de Bruno e Marrone, Cristiano Araújo, Gusttavo Lima, Paula Fernandes e mais!

Jornalismo destaca momentos da Igreja e do Santuário Nacional em 2022
Relembre os principais fatos da Igreja e do mundo em 2022.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.