NOTÍCIAS
Notícias

Municípios da região estão na lista de riscos de desastres climáticos

Escrito por A Rádio POP

29 MAI 2024 - 13H58 (Atualizada em 29 MAI 2024 - 14H37)

Aleksei Kazachok/shutterstock

O Governo Federal divulgou uma lista de cidades brasileiras com risco de desastres como deslizamentos e inundações. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, 20 municípios aparecem no documento, entre elas Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Cunha, Campos do Jordão, as quatro cidades do Litoral, Paraty, entre outras.

:: O número do WhatsApp da POP mudou! Anote os novos números para falar com a programação e com o Jornalismo. Anote aí e já salve nossos contatos! 

O levantamento foi realizado com base em dados do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Para entender o objetivo deste documento, a Pesquisadora do Cemaden, Sílvia Saito, falou com exclusividade ao Jornal Regional. 

"O conhecimento do risco é fundamental para que se possa conduzir ações de prevenção, de preparação, recuperação e resposta aos desastres. Entender e definir os municípios que tem o risco maior a esses processos naturais é fundamental. É importante destacar que essa lista que foi desenvolvida pela Casa Civil da Presidência da República, que colheu uma série de dados, além das informações provenientes do Cemaden."

A partir da lista, o objetivo do Governo é alertar as cidades a elaborarem planos de emergência para prevenção de futuros desastres, como explicou a pesquisadora. 

"Conforme a própria legislação vigente que existem em relação com as ações de Proteção e Defesa Civil, o município tem a incumbência de realizar e conduzir o desenvolvimento desses planos. O Governo Federal incentiva para que sempre essas ações sejam feitas preventivamente, para reduzir, cada vez mais, os impactos causados ​​pelos desastres." 

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Diácono da paróquia São Roque será ordenado padre em Aparecida nesta sexta-feira;

— Trezena em preparação para a grande festa de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá, começa no próximo sábado;

— Cruzeiro realiza primeiro Festival do Pinhão com enfoque em Gastronomia e solidariedade durante feriado prolongado;

— 14 mil veículos devem passar pelas rodovias estaduais da região neste feriado;

— Ao vivo nos estúdios um bate-papo sobre o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda com José Luiz Nunes.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...