NOTÍCIAS
Notícias

Presidente do CRECI/SP fala sobre o novo programa Minha Casa Minha Vida

Ao todo estão reservados para 2024 uma proposta de orçamento de13 bilhões e 700 milhões para o programa habitacional

Escrito por A Rádio POP

11 SET 2023 - 15H57 (Atualizada em 11 SET 2023 - 17H04)

gopixa/shutterstock

O Governo Federal lançou recentemente a remodelação do programa Minha Casa Minha Vida. Ao todo, estão reservados para o ano que vem uma proposta de orçamento de 13 bilhões e 700 milhões para o programa habitacional.

O valor representa uma alta aproximada de 40% comparada com a atual. O total de recursos previstos para 2024 inclui cerca de 10 bilhões para o FAR, Fundo de Arrendamento Residencial. Sobre essas mudanças e outros pontos impactantes de quem busca a casa própria, conversamos com o Presidente CRECI/SP, José Augusto Viana Neto.

“Acreditamos que seja muito produtivo porque o programa Minha Casa Minha Vida trabalha com taxas de juros que são especiais e com isso, evidentemente, conseguimos colocar inúmeras pessoas que pelo financiamento convencional não teriam condições de comprar a sua casa própria. Por meio da taxa de juros praticada pelo Minha Casa Minha Vida, ela já coloca a possibilidade para milhões de pessoas. Um outro aspecto extremamente positivo que traz no programa é a comercialização de imóveis usados, porque anteriormente não era permitido imóveis usados, somente imóveis novos.”

Reprodução Rádio Pop
Reprodução Rádio Pop
Presidente CRECI/SP, José Augusto Viana Neto, em entrevista ao Jornal Regional


Sobre as vantagens do programa tanto nos imóveis usados como também nos imóveis novos, o presidente sinalizou alguns pontos importantes.

“Qualquer forma transação é a mesma, tanto faz se é novo como o usado. Uma transação imobiliária que requer os cuidados que são muito importantes. Verificar as certidões dos imóveis, a certidão de quem está vendendo o imóvel, se for uma pessoa jurídica, verificar as certidões dos sócios e verificar na prefeitura se não há nenhum tipo de débito de IPTU ou qualquer outro lançamento do município, verificar a questão de INSS e se os vendedores estão em dia, se eles têm a certidão da Receita Federal de débitos federais. Eu aconselho que procure um profissional, um corretor de imóveis que já tem uma vivência, afinal de contas uma transação imobiliária é muito complexa e está permeada de pequenas questões que um leigo jamais vai ter condições de verificar sozinho.”

As perspectivas do setor para os próximos meses são positivas tendo em vista esse cenário de aumento do subsídio e também da redução da taxa de juros. Para o Vale do Paraíba, o presidente acredita em uma evolução muito grande por se tratar de uma região importantíssima não só no estado de São Paulo, mas para todo o Brasil, economicamente falando.

Confira os demais destaques do Jornal Regional:

Rede Aparecida de Comunicação faz aniversário e colaboradores celebram com missa especial no Santuário Nacional;

Normativa da ANTT pode viabilizar retorno do transporte coletivo entre Cruzeiro e Sul de Minas;

Alesp aprova projeto que prevê distribuição de água filtrada gratuitamente em bares e restaurantes;

Estado abre hoje mais de 3 mil e 500 vagas para Polícia Civil;

EDP fornece painéis de energia solar para escolas da região após conclusão de gincana.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...