Chegamos ao fim de mais um ano e o Jornal Regional da Rádio Pop traz em uma edição especial a retrospectiva dos principais fatos que marcaram o Vale do Paraíba em 2023.
Confira 10 fatos que marcaram a nossa região em 2023, e na íntegra confira ainda outros fatos marcantes deste ano. Veja o vídeo ao final da publicação.
>> Comente você também o fato que marcou a sua cidade e região!
MEIO AMBIENTE — CHUVAS NO INÍCIO DO ANO
Devido às fortes chuvas, o carnaval foi cancelado em algumas cidades da região, como Cachoeira Paulista e São Luiz do Paraitinga. Em Cachoeira foi o terceiro ano seguido sem a folia. Já em São Luiz do Paraitinga a prefeitura a época decidiu não realizar a tradicional festa de carnaval da cidade, após as fortes chuvas que atingiram o município e deixou mais de 700 pessoas desalojadas, à época a cidade decretou estado de calamidade pública. Na região do Litoral Norte, chuva de mais de 600 milímetros devastou a cidade de São Sebastião; tragédia vitimou 64 pessoas e deixou milhares sem casas.
POLÍTICA — INVESTIGAÇÕES EM APARECIDA
Um desdobramento da Operação Apate realizada pela Polícia Federal aconteceu em Aparecida no mês de abril. A investigação foi iniciada em 2021, diante de possíveis desvios em verbas da educação provenientes do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb). As irregularidades teriam acontecido em 2015, na gestão do ex-prefeito Márcio Siqueira. Na época em que teriam ocorrido os desvios, Márcio estava afastado da prefeitura e quem o substituiu foi Ernaldo Marcondes.
SEGURANÇA — OPERAÇÃO ROMEIRO EM APARECIDA
Na segurança pública, este ano a operação Romeiro, realizada pela primeira vez em Aparecida, contou com a entrega de cerca de 5 mil pulseiras de identificação a crianças e idosos que vieram para Aparecida durante os festejos da Padroeira em outubro.
ESTRADAS — PEDÁGIO MAIS CARO NA DUTRA
Em setembro deste ano, os dois pedágios da rodovia Presidente Dutra aqui na região ficaram mais caros. O reajuste foi de 20,7% no pedágio de Pindamonhangaba e 22,5% no pedágio de Jacareí. Em Moreira César a tarifa subiu de 13 para 15 reais e 70 centavos e em Jacareí a tarifa foi de 6 e 20 para 7 reais e 60 centavos.
IMPOSTO — PERDÃO DÍVIDAS
Após divulgação do Censo, perda do Fundo de Participação dos Municípios foi uma das principais preocupações dos chefes do executivo em 2023. A Prefeitura de São José dos Campos sancionou uma lei em setembro que prevê o perdão de dívidas de até R$ 1.807 de pessoas físicas e jurídicas com a administração. Os mais de 60 mil contribuintes receberam uma carta em casa que confirma a anistia.
SAÚDE — CENTRO DE DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA
Em Aparecida, neste ano foi dado início aos atendimentos de Glaucoma na Santa Casa da cidade, em agosto. Após um aporte de R$ 330 mil reais por mês, com um montante de mais de três milhões de reais ao ano, o hospital se tornou referência para o tratamento da doença na região do Vale Histórico e Vale da Fé. O local já teve mais de 600 atendimentos agendados, com cerca de 500 efetivamente atendidos. O índice de faltas chegou a 21% nos primeiros meses de serviço.
EDUCAÇÃO — MUDANÇA NO TRANSPORTE ESCOLAR
Uma mudança no transporte escolar de alunos da rede estadual também causou confusão em Guaratinguetá. Com o fim do contrato com a empresa que prestava o serviço, em junho, os alunos passaram a ter que utilizar o vale estudantil no TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá). A medida foi alvo de críticas por situações como o horário das linhas. Um grupo de mães chegou a protestar na Câmara Municipal, pedindo apoio dos vereadores.
EDUCAÇÃO — FECHAMENTO DE CLASSES ESCOLARES
O governo do Estado anunciou o fechamento de classes escolares. De acordo com a Apeoesp, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, no Vale do Paraíba foram fechadas duas salas em Caçapava, seis em Taubaté e dezoito em Pindamonhangaba.
IGREJA — COMEMORAÇÕES NO SANTUÁRIO NACIONAL
Muitas datas comemorativas ocorreram, neste ano, no Santuário Nacional, entre elas os 100 anos do Lar Nossa Senhora Aparecida, que é uma das obras sociais mais antigas mantidas pelo Santuário. Também o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) completou 25 anos de fundação e o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) que chegou a duas décadas formando jovens. Também o Seminário Santo Afonso comemorou os seus 125 anos, sendo casa de formação para jovens que desejam se tornar missionários redentoristas.
IGREJA — NOVA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA
Um marco na história da presença dos redentoristas no Brasil e na região, foi a instalação da nova província que reúne as unidades de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, se tornando assim a maior província redentorista do Brasil e da América Latina.
Confira o jornal na íntegra:
JR entrevista segundo candidato a prefeito de Roseira
JR segue rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de cidades da nossa região do Vale do Paraíba.
Assista na íntegra o Debate com os candidatos à Prefeitura de Guaratinguetá
Debate contou com a presença dos candidatos: Dani Dias (Republicanos), Fábio Selles (PT), Regis Yasumura (PL) e Thales Gayean (PSOL).
JR entrevista candidato a prefeito de Roseira
JR segue rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de cidades da nossa região do Vale do Paraíba.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.