NOTÍCIAS
Notícias

"Há um DNA indígena na formação dos brasileiros", afirma Daniel Munduruku

No dia internacional dos povos indígenas, presidente do Instituto UKA fala sobre a importância da data

Escrito por Beatriz Nery

09 AGO 2023 - 16H41 (Atualizada em 10 AGO 2023 - 10H26)

Youtube Rádio Pop

No dia 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de reconhecer a importância dos povos originários e a necessidade de políticas públicas de valorização e preservação. 

Dados divulgados esta semana pelo IBGE mostram que o Vale do Paraíba e Litoral Norte contam atualmente com uma população indígena de 3.184 pessoas. Ubatuba é a cidade com a maior população declarada indígena, com 643 moradores. 

O ativista e pós-doutor Daniel Munduruku, presidente do Instituto UKA, afirma ser essencial que o povo brasileiro comece a se perceber indígena.

"Isso não significa que com essa autodeclaração todos os brasileiros são efetivamente indígenas, mas é preciso saber que há uma raiz, há um DNA indígena também na formação da identidade brasileira. Assim, aquelas pessoas que se sentem mais pertencentes a um povo originário têm a oportunidade de se auto identificar como indígenas, porque isso muda não apenas a conceituação do que é ser indígena, mas também muda as práticas governamentais a serem efetivamente aplicadas para essa população, explica.

Para ele, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) ter modificado a pergunta no Censo sobre "você se considera indígena" trouxe aumento significativo dessa população, o que ocasiona o desenvolvimento de políticas públicas diferenciadas.

"Estatisticamente ter um número maior de pessoas autodeclaradas ou declaradas indígenas faz com que o Estado brasileiro seja cada vez mais obrigado a desenvolver políticas públicas diferenciadas para esses povos. Eu vejo com muito bons olhos esse aumento da população e também vejo como inclusive um aumento da consciência do povo brasileiro como um todo e mesmo do aumento da autoestima da população indígena".

Acompanhe mais destaques do Jornal Regional:

- Crescente procura por aulas de futebol feminino impulsiona abertura de novas turmas em Guaratinguetá;
- Casa do Pão comemora 16 anos. Espaço do Santuário Nacional desenvolve projeto profissionalizante para jovens;
- Lorena investe R$ 235 mil para reforma de ponte na zona rural e projeta novos investimentos para recapeamento de acessos vicinais;
- Vereador de Cruzeiro denuncia falhas no transporte escolar e prefeitura nega irregularidades;
- ANP aponta queda de mais de 2% na gasolina e etanol. Economista afirma que valores não devem voltar a subir na região.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...