Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

“Queremos que essa causa vá adiante”, diz dom Jaime sobre beatificação do Pe. João Maria

Padre João Maria No final do mês de abril, a Arquidiocese de Natal formou uma comissão para dar andamento ao levantamento histórico da vida do padre João Maria Cavalcanti de Brito em vista do seu processo de beatificação. Padre João Maria nasceu no final do século 19 e é lembrado por sua luta junto aos flagelados da seca e escravos.

A nova comissão formada por 12 historiadores do Rio Grande do Norte tem à frente, o postulador para a causa dos santos da arquidiocese, cônego José Mário de Medeiros e o vice-postulador, monsenhor Lucas Batista Neto, além de outros pesquisadores. Segundo dom Jaime, por se tratar de uma “causa antiga” a comissão irá contribuir para dar novo impulso à documentação do processo. “Queremos que essa causa vá adiante e possamos contar com esse santo reconhecido por toda Igreja em Natal", destacou em entrevista ao A12.com.

Breve biografia

Padre João Maria Cavalcanti de Brito nasceu no dia 23 de junho de 1848, na fazenda Logradouro do Barro, município de Jardim de Piranhas(RN), filho de Amaro Cavalcanti Soares de Brito e Ana de Barros Cavalcanti de Brito. Aos 13 anos, seguiu para Pernambuco e matriculou-se no Seminário de Olinda, e em Fortaleza (CE) concluiu o Curso de Teologia, no Seminário da Prainha. Foi ordenado no dia 30 de novembro de 1871 na Matriz de Santana em Caicó (RN). Atuou em diversas cidades do Rio Grande do Norte. Em Nísia Floresta, passou poucos meses, mas deixou seu legado em prol dos flagelados da seca, onde começou sua ação social de maior relevância. Transferido para capital, foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, onde exerceu seu apostolado até o fim de seus dias.

Idealizou o projeto da nova catedral e deu início a campanha para a sua construção. Incansavelmente, organizava procissões à praia, com a intenção de trazer pedras de lá para ajudar no alicerce da nova construção. Nesse período foi lançado o jornal ‘Oito de Setembro’, primeiro jornal católico de Natal, relíquia existente no Instituto Histórico Geográfico. Lutou pela libertação dos escravos no Estado e pelos portadores da varíola. Faleceu no dia 16 de outubro de 1905.

Na Paróquia Nossa Senhora Lourdes, em Areia Preta, onde estão enterrados os restos mortais do padre João Maria, todos os meses no dia 16, é celebrada uma missa pela sua beatificação.

Oração pela beatificação

Ó Senhor, nosso Deus, concedestes ao vosso servo, Padre João Maria, incontáveis graças ao longo de sua vida sacerdotal, tornando-o servidor fidelíssimo de vossa Igreja, anjo da guarda da cidade de Natal, pastor zeloso dos pobres e enfermos. 
Fazei que, por sua intercessão, eu tenha coragem de viver as exigências evangélicas da pobreza em minha vida e da fidelidade á vossa Igreja todos os dias.
Dignai-vos, Senhor glorificar o vosso servo João Maria e concedei-me por sua intercessão a graça que ardentemente vos suplico (pedir a graça).
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Assim seja. (Rezar 1 Pai nosso, 1 Ave Maria, Glória).

Com aprovação eclesiástica

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...