Há 10 anos a Igreja Católica celebrava a canonização de São João Paulo II, o polonês que foi Papa por 26 anos e compartilhou muitos ensinamentos durante seu pontificado.
No dia 16 de outubro de 1978, na janela da Basílica de São Pedro, o então cardeal Karol Wojtyla foi anunciado como o novo sucessor de Pedro, Papa João Paulo II. E desde então sua jornada sempre foi uma inspiração para católicos e não católicos em todo o mundo.
Ao falar pela primeira vez com os fiéis, o papa pediu a todos que não tenham medo de abrir o coração para Cristo: “Não tenhais medo! Abri, ou melhor, escancarai as portas a Cristo”.
Durante os 26 anos em que esteve a frente da Igreja Católica no mundo, ele realizou 104 viagens internacionais, com passagens em 129 países, nos cinco continentes. Sempre olhando e rezando por todos a sua volta e encorajando a juventude a aproximar-se de Jesus.
Papa João Paulo II deixou um legado para os futuros papas e para todos os fiéis católicos, tanto é que seus sucessores sempre citaram seus ensinamentos e evidenciaram seu legado.
O Cardeal Joseph Ratzinger que foi o braço direito de João Paulo II, e seu sucessor na cadeira de Pedro, afirmou uma vez a legitimidade de sua santidade.
“Que João Paulo II era santo, foi para mim cada vez mais claro. Antes de tudo, ter em mente, naturalmente, sua intensa relação com Deus e seu estar mergulhado na comunhão com o Senhor”.
Papa Francisco, em diversas oportunidades, já citou ensinamentos de João Paulo II, assim como já fez memória de legado.
“São João Paulo II, apaixonado pela vida e fascinado pelo mistério de Deus, do mundo e do homem, foi um dom extraordinário do Senhor à Igreja. Recordemos a sua fé: que seja de exemplo para viver o nosso testemunho hoje”.
Neste ano, papa Francisco recordou a data dos 10 anos da canonização de São João Paulo II, e na ocasião lembrou de seu exemplo de vida: “podemos ver o que o homem pode conseguir acolhendo e desenvolvendo em si os dons de Deus: fé, esperança e caridade”.
O santo padre pediu ao público presente para “permanecerem fiéis ao seu legado”, e que seus ensinamentos devem continuar ecoando pela eternidade: “pela sua intercessão, peçamos a Deus o dom da paz pelo qual ele, como papa, tanto trabalhou”.
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.