Notícias

Jovens vão se reunir para celebrar 40 anos do evento que deu início à JMJ

Escrito por Redação A12

10 ABR 2024 - 15H31 (Atualizada em 10 ABR 2024 - 16H41)

Laís Silva / Portal A12

Há 40 anos, o então Papa João Paulo II, convocou jovens de todo o mundo para participar de um encontro na Praça São Pedro. Isso aconteceu no dia 14 de abril de 1984, e reuniu milhares de jovens, superando todas as expectativas.

Agora, jovens são convidados a retornar ao mesmo local, em um encontro de dois dias, dedicado “à memória e à atualidade daquela que foi a semente das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)”.

O encontro está sendo organizado pelo Centro Internacional da Juventude São Lorenzo (CSL), e patrocinado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e da Fundação João Paulo II para a Juventude. Leia MaisPapa Francisco aos jovens: "Cristo vive e quer-vos vivos"Exortação “Cristo Vive” completa 5 anos e jovens celebram as Palavras de Papa

A programação do evento conta com algumas atividades especiais e oracionais, como uma procissão com a Cruz da Juventude, que percorrerá da Praça de São Pedro até o Centro Internacional da Juventude São Lorenzo, no sábado, 13 de abril, às 18h do horário italiano.

Em seguida os jovens participarão da missa celebrada pelo cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e de uma Vigília de oração e adoração da Cruz.

Já no domingo (14), às 18h15 (hora italiana), o público presente também é convidado a participar de uma Missa no Centro São Lorenzo, presidida pelo cardeal Lazarus You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero. Na oportunidade também haverá um momento para testemunhos.

A presença dos cardeais De Mendonça e You Heung-sik no final de semana pretende criar simbolicamente uma ponte entre a última JMJ em Lisboa, de 2023, e a próxima JMJ em Seul, em 2027.

O início da Jornada Mundial da Juventude

O Jubileu Internacional da Juventude foi planejado no contexto do Ano Santo da Redenção, no aniversário de 1950 anos da Ressurreição de Jesus, convocado por João Paulo II.

Eram esperados muitos jovens, mas a presença da juventude surpreendeu até as mais altas expectativas. Na ocasião, 300 mil jovens de todo o mundo viajaram a Roma, e foram hospedados por cerca de 6 mil famílias romanas.

O Jubileu aconteceu de 25 de março de 1983 a 22 de abril de 1984. No Domingo de Páscoa daquele ano, o Papa João Paulo II, entregou uma cruz de madeira aos jovens para simbolizar “o amor do Senhor Jesus pela humanidade e como uma proclamação de que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”.

Desde então, a “Cruz da Juventude” ou “Cruz peregrina”, se tornou o símbolo das sucessivas Jornadas Mundiais da Juventude e desde 2003, um ícone da Salus Populi Romani, também doado por João Paulo II para que os dois símbolos fossem levados em peregrinação às dioceses católicas de todo o mundo.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...