Em novembro, relembramos a construção do maior templo mariano do mundo, local de acolhida, encontro e reconciliação. A Casa da Mãe Aparecida é a casa do povo brasileiro, que em 2023, acolheu quase 9 milhões de peregrinos.
Este ‘pedacinho do Céu’, como é chamada carinhosamente pelos devotos, celebra neste ano, 69 anos de construção e bênçãos aos que visitam este templo sagrado.

1) A Basílica Histórica estava pequena para tantos devotos que visitavam a Casa da Mãe Aparecida, que precisava ser ampliada. Foi então quando os engenheiros começaram a pesquisa de um novo local e, a princípio, o Santuário Nacional seria no morro do Cruzeiro (do outro lado de onde é hoje).

2) Sempre fizemos as coisas em casa! Ao iniciar a construção do Santuário, uma empreiteira foi dispensada. E os primeiros colaboradores do Santuário Nacional foram os funcionários da obra. Homens de fé que ajudaram a erguer o maior templo mariano do mundo.

3) A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

4) A nave norte foi a primeira construção do Santuário. Em seguida, a Torre Brasília, estrutura metálica doada pelo presidente Juscelino Kubitschek.

5) Em formato de Cruz latina, para relembrar o cristianismo, com planta do arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, o Santuário Nacional tem 25 milhões de tijolinhos.
Hoje, ainda há muitos desafios. Afinal, muitas outras basílicas tiverem em média 120 a 250 anos para sua finalização. Por isso, ajude-nos na evangelização! Entre para a Família dos Devotos!
Como demonstrar carinho aos idosos no Dia Mundial dos Avós
No Dia Mundial dos Avós, Papa Leão XIV convida a valorizar os idosos com gestos simples de atenção. Conheça o cuidado realizado pelo Lar Nossa Senhora Aparecida.
Dom Peruzzo: "Quem não sabe ser grato, jamais será justo"
Santuário acolheu Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e Referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB para celebrar a 6ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos.
"Sua vida está parecida com a de Jesus?", pergunta Dom Francisco
Dom Francisco Agamenilton, bispo da Diocese de Luziânia, conduziu a Santa Missa deste sábado (25) no Santuário Nacional de Aparecida. Leia!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.