Notícias

Curiosidades dos 68 anos de construção do Santuário de Aparecida

Escrito por Família dos Devotos

11 NOV 2019 - 16H14 (Atualizada em 14 NOV 2023 - 11H21)

CDM - Centro de documentação e memória Santuário Nacional

Em novembro relembramos a construção do maior templo mariano do mundo, local de acolhida, encontro e reconciliação. A Casa da Mãe Aparecida é a casa do povo brasileiro e acolhe mais de 12 milhões de peregrinos por ano. Este ‘pedacinho do céu’, como é chamada carinhosamente pelos devotos, celebra neste ano, 68 anos de construção e bênçãos aos que visitam este templo sagrado.

Separamos algumas curiosidades sobre o Santuário de Aparecida:

1) A Basílica Velha estava pequena para tantos devotos que visitavam a casa da Mãe Aparecida, sua Casa precisava ser ampliada. Foi então quando os engenheiros começaram a pesquisa de um novo local e a princípio o Santuário Nacional, seria no morro do Cruzeiro (do outro lado de onde é hoje).

2) Sempre fizemos as coisas em casa! Ao iniciar a construção do Santuário, uma empreiteira foi dispensada. E os primeiros colaboradores do Santuário Nacional foram os funcionários da obra. Homens de fé que ajudaram a erguer o maior templo mariano do mundo. 

3) A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959. 

4) A nave norte foi à primeira construção do Santuário, em seguida, a Torre Brasília, estrutura metálica doada pelo presidente Juscelino Kubitschek

5) Em formato de Cruz latina, para relembrar o cristianismo, com planta do arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, o Santuário Nacional tem 25 milhões de tijolinhos.

Hoje, ainda há muitos desafios. Afinal, muitas outras basílicas tiverem em média 120 a 250 anos para sua finalização. Por isso, ajude-nos na evangelização! Entre para a Família dos Devotos!

Quero fazer parte da Família dos Devotos

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...