Notícias

Santuário Nacional celebra a Solenidade de São José

Dom Joércio Gonçalves ressaltou que o pai adotivo de Jesus é modelo de prontidão, justiça e obediência para nós

Escrito por Alberto Andrade

19 MAR 2024 - 09H54 (Atualizada em 19 MAR 2024 - 10H46)

A12

Nesta terça-feira, 19 de março, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono São José. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus entendemos o drama para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., Bispo Emérito de Coari (AM), presidiu a celebração das 9h no Altar Central da Casa da Mãe Aparecida e nos orientou o que podemos aprender com o Patrono da Igreja universal e padroeiro dos trabalhadores:

“Missa é gratidão, precisamos agradecer a Deus, porque Ele coloca em nossas vidas pessoas extraordinárias, como Maria, aquela escolhida para ser a mãe do Salvador, e escolheu também José! São João Bosco dizia assim: 'Depois de Jesus, amai Nossa Senhora e São José', é o que estamos fazendo hoje!

Aprender o valor, a beleza e a dignidade do trabalho, o santo é tão importante que tem outra data litúrgica, 1º de maio, onde celebramos São José Operário. Homem humilde, simples, um carpinteiro, e que com certeza ensinou Jesus também neste ofício. Vamos rezar de modo especial por tantos desempregados que oram pedindo a intercessão de São José na busca de um trabalho digno para sustentar suas famílias”.

A12
A12


O redentorista citou outra grande característica de José, escolhido por Deus para receber a Virgem Maria como esposa e acolher Jesus como filho adotivo.

“José se torna um homem pronto para mudar os planos dele e fazer a vontade de Deus! Homem pronto para cumprir a vontade de Deus! Pois a vontade humana dele era abandonar Nossa Senhora em segredo, mas em sonho Deus aparece e convoca José para esta missão. José teve coragem de mudar seus planos e cumprir o plano de Deus. Queremos sempre fazer as coisas do nosso jeito e não do jeito de Deus! São José nos ensina isso, a sempre fazer a vontade de Deus!”.

Ao fim da homilia, Dom Joércio ressaltou que assim como São José, devemos sempre levar o conhecimento e a verdade de Deus para nossos filhos.

“Quantas coisas boas Jesus aprendeu com São José! Para você que é pai e esposo, que catequese você está passando para seus filhos? Que Deus você mostra para eles? Um Deus bom, misericordioso, bondoso? Mas para isso você precisa ser bom, porque São José foi bom! Celebrar a festa de São José é olhar a vida deste homem, que acompanhou Maria e Jesus em momentos difíceis, como a fuga para se livrar de Herodes. Um homem obediente e justo, como devemos ser!”.


Santuário em Belo Horizonte (MG) celebra o padroeiro São José

Reprodução
Reprodução


No centro da Capital Mineira, o Santuário de São José é a segunda paróquia na história da cidade, completando 124 anos em 2024, renovando seu compromisso em perpetuar a devoção ao santo padroeiro da família e do trabalhador, além de continuar sendo um marco histórico da capital mineira.

Desde janeiro de 1900, o santuário é administrado pelos Missionários Redentoristas. Ali fizeram história os religiosos vindos da Província Holandesa, que não pouparam esforços artísticos e espirituais para evangelizar por meio da arte sacra expressa em seu interior.

Nesta terça-feira (19), Solenidade do padroeiro, diversas missas estão sendo celebradas no Santuário São José. A Missa Solene seguida de procissão acontece às 18h, celebrada pelo Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e será transmitida pela TV Aparecida.


Irmão Alan conversa com devotos mineiros de São José


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...