Por Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 18 NOV 2019 - 09H37

Santuário Nacional celebra o Dia Mundial dos Pobres

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Dia Mundia dos Pobres - Fotos: Eduardo Gois/ A12

Na manhã deste domingo (17), o Santuário Nacional celebrou o Dia Mundial dos Pobres. A missa em ação de graças foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, às 8h e recebeu representantes de diversas obras sociais, da Pastoral Carcerária, que trouxe ao Altar Central 10 presos do regime semiaberto da Penitenciária de Potim (SP), além de religiosos e religiosas de diferentes congregações.

Durante a reflexão, o Arcebispo de Aparecida exaltou as Sagradas Escrituras, que iluminaram o Papa Francisco a instituir o Dia Mundial dos Pobres. Para Dom Orlando, Deus ama os pobres, mas Deus ama também os que amam os pobres e, por isso, tudo se acaba, mas não se acabam o amor e as boas obras. “Vamos construir o futuro lavando os pés dos pobres!”, exclamou.

Segundo o Arcebispo, temos de olhar para o pobre, o doente o peregrino, o estrangeiro. “Não sou eu que digo, é Jesus: 'Tive fome e me destes de comer'".

Gesto louvável

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Dia Mundia dos Pobres - Fotos: Eduardo Gois/ A12


Enquanto pregava a homilia,
Dom Orlando Brandes foi aplaudido por toda assembleia ao dirigir-se aos 10 presos presentes no altar e pedir perdão em nome da maioria da sociedade.

Apertando a mão de cada um, o Arcebispo disse:Quero pedir perdão a vocês em nome da maioria dos brasileiros. Muitas pessoas querem que vocês morram, mas a nossa Igreja acredita na recuperação das pessoas. Aproveitem esse tempo para crescerem como seres humanos, sabendo que Deus mora em vocês. ‘Estive preso e me visitastes’”.

Situação econômica do país

Dom Orlando também criticou a situação econômica do país. “Culpados somos nós, com as nossas políticas públicas. É de chorar, pois são mais de 13 milhões de desempregados. Pessoas que vivem com R$ 5 por dia. E não pode ser assim. E tem gente que xinga o Dia dos Pobres, o Papa, os Bispos, os Padres. Não liguem para ignorância!”, finalizou.

Leia Mais10 pontos que ajudam a conceber o Dia Mundial dos Pobres

A missa por intercessão aos pobres recebeu diversos grupos. Além dos presos já mencionados, 30 irmãos de rua da casa de acolhida Dom Bosco, de Guaratinguetá (SP); 10 irmãos atendidos pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Aparecida; 5 pessoas atendidas pela Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá; 3 pessoas atendias pelo projeto Abraço de Pai, da Paróquia São Miguel, em Guaratinguetá, e 10 atendidos pela Caso do Pequeno, em Aparecida.

Mais sobre a celebração especial

Ainda neste domingo, às 16h, Dom Orlando Brandes celebra missa na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Perpétuo Socorro (Tigrão), em Aparecida.

Neste dia também acontecem eventos em Guaratinguetá, para que as pessoas carentes possam receber corte de cabelo e barba, consultas médicas, exame de sangue, cuidados com a higiene, etc. Um evento que tem o nome “Abraço de Pai” acontece na Paróquia São Miguel, a partir das 14h. A Paróquia Nossa Senhora da Glória realiza evento social na Quadra Poliesportiva próxima à Comunidade Sagrada Família, também a partir das 14h. Todas as paróquias são pertencentes à Arquidiocese de Aparecida.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...