Por TV Aparecida Em Aparecida Debate

Aparecida Debate discute o processo de nulidade matrimonial

Juan Ribeiro
Juan Ribeiro
Aparecida Debate sobre nulidade matrimonial


Nesta quarta-feira (23), às 21h15, o Aparecida Debate traz um tema que envolve muita discussão e análise: “Nulidade Matrimonial”. Mediado pelo jornalista Marcelo Zanini, dois convidados discorrerão sobre o assunto no programa da TV Aparecida, que ainda aborda sobre o atual crescimento dos divórcios no Brasil. E o repórter Guilherme Machado foi ao Santuário Nacional ouvir a opinião dos visitantes.

Segundo levantamento feito pelo programa, estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que no Brasil os casamentos que terminam em divórcio duram, em média, 14 anos. No entanto, do ponto de vista religioso, o casamento é um Sacramento indissolúvel. Só que existem casos em que não houve o Sacramento. E aí, nesses casos, pode-se recorrer ao processo de nulidade matrimonial.

Em 2015, o Papa Francisco publicou um documento para simplificar e acelerar esse procedimento, já que a nulidade matrimonial leva um tempo no Tribunal Eclesiástico e envolve uma série de passos. Vale explicar que, para que seja determinada a nulidade de um casamento realizado na Igreja Católica, é preciso uma criteriosa avaliação. Deve-se propor um processo judicial perante o juiz competente do Tribunal Eclesiástico.

Juan Ribeiro
Juan Ribeiro
Pe. Rogério Gomes e a psicóloga Flávia Moreira da Silva


Para discutir o assunto, a produção contará com dois convidados: Flávia Moreira da Silva, psicóloga, psicoterapeuta, mestre em ciências da religião pela PUC de São Paulo e perita no Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP) e o Padre Rogério Ramos, doutor em direito canônico, sacerdote há 26 anos na Congregação Redentorista. Ao longo desse período trabalhou como formador, diretor de seminário e vigário paroquial. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.