Aparecida Debate

Aparecida Debate promove conversa sobre fatos da história do Brasil

Especialistas revisitam episódios com um olhar crítico, acessível e fundamentado, com apresentação de Raiane Brancatti

Escrito por TV Aparecida

19 ABR 2026 - 09H00

Reprodução TV Aparecida

O Aparecida Debate desta terça-feira (21/4), às 22h, traz um programa especial sobre os bastidores da nossa história. Tiradentes, abolição, República, o que é fato e o que é construção ao longo do tempo. A produção, mediada por Raiane Brancati, convida o público da TV Aparecida a revisitar episódios, se aprofundando na história que nem sempre aparece nos livros didáticos, com um olhar crítico, acessível e fundamentado.

Os convidados da semana são Maria Helena Alves da Silva, gestora de documentos do Centro de História e Memória da Univap, e o historiador e escritor Caio Naves Tardelli. E, de forma online, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, oito vezes vencedor do Prêmio Jabuti.

No primeiro bloco, a discussão parte da figura de Tiradentes e da Inconfidência Mineira, explorando quem foi, de fato, Joaquim José da Silva Xavier, como surgiram as imagens e narrativas que o transformaram em herói nacional e por que há diferenças entre o que aprendemos na escola e o que apontam os documentos históricos.

Já na sequência, a produção mergulha nos grandes marcos do período colonial e imperial, questionando se a chegada de Cabral foi realmente acidental, debatendo o conceito de “descobrimento”, revisitando a presença da família real no Brasil e analisando as representações da independência, incluindo o famoso “Independência ou Morte” e o papel de personagens muitas vezes esquecidos, como a princesa Leopoldina.

Por fim, o debate se volta para a construção da sociedade brasileira, abordando o apagamento de figuras femininas, negras e populares na história oficial, as reais consequências da abolição da escravatura e os bastidores da Proclamação da República, além de refletir sobre como os livros didáticos têm evoluído e o que o público pode fazer para conhecer uma versão mais crítica e completa da história do Brasil.

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 22h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...