Na quinta-feira (6/8), às 21h, o Arquivo A traz como pauta a demência na terceira idade. O programa da TV Aparecida investiga os impactos da demência na terceira idade, os avanços da ciência e histórias de acolhimento no cuidado aos pacientes. A produção também mostra exemplos de empatia e amor no cuidado diário de pessoas que sofrem com a doença.
A reportagem, feita por Rafaela Lourenço, mostra que entre as doenças mais comuns estão o Alzheimer e a demência de Parkinson. E ainda alerta para a necessidade de um acompanhamento médico para um diagnóstico correto. O Arquivo A acompanha a rotina de algumas pessoas diagnosticadas e também entrevista especialistas do assunto.
A edição apresenta o NUDEC (Núcleo de Ensino e Pesquisa em Envelhecimento Cerebral), fundado no ano de 2005, em conjunto com o departamento de neurologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). O projeto acompanha voluntários do estudo Novos Biomarcadores para a Doença de Alzheimer, criado pelo núcleo em 2024, com duração de 5 anos.
O programa também resgata o legado de quem passou pelo diagnóstico de forma leve e extrovertida, mostrando os desafios e a importância de uma rede de apoio solidária e familiar. Na reportagem, a equipe visita a família de Dona Amália, a Vó da Pomba, que tinha Alzheimer e utilizava o humor e a leveza para alegrar internautas e familiares. Ainda sobre o acolhimento, a edição mostra o trabalho da APAZ (Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes), sendo a pioneira do movimento de apoio e orientação ao público. Os grupos de encontro proporcionam a troca de experiências, desabafos e o fortalecimento de quem precisa.
A produção destaca os benefícios da atividade física na prevenção dessas doenças. Também acompanha projetos voltados à terceira idade que incentivam exercícios e atividades em grupo, como o walking football, iniciativa multidisciplinar que combate o sedentarismo e promove qualidade de vida. A edição ainda conta a história de um corredor da terceira idade que participou de mais de mil provas ao longo de 17 anos.
1/9









Guarda-chuva com Decoupagem - Faça Você Mesmo
O programa “Faça Você Mesmo” recebe uma diversidade de artesãos para ensinar seus trabalhos manuais, trazendo inspiração e criatividade.
Porta-guardanapo em Feltro - Faça Você Mesmo
Rogério Chiaravalli recebe convidados que ensinam artesanatos criativos e fáceis de reproduzir em casa.
Moranguete - Sabor de Vida
O programa “Sabor de Vida” traz receitas deliciosas, dicas de preparo e momentos de partilha à mesa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.