O Arquivo A desta quinta-feira (12/5) vai trazer uma reportagem especial sobre os Sinos, item presente em catedrais e igrejas há séculos e que faz parte de momentos históricos do mundo.
Considerada a voz da Igreja, o sino é um símbolo de cristandade, que chama o povo para a oração, para celebrações e também para anunciar notícias à comunidade ao redor. A repórter Luara Castilho visitou diversos lugares no Brasil com tradicionais sinos, como São João Del Rei, em Minas Gerais, considerada a cidade onde os sinos falam. Também será mostrado os sinos da Basílica Histórica de Aparecida, que chegaram ao local em 1935, vindo de Trento na Itália.
Outros lugares visitados pela reportagem da TV Aparecida foram o Mosteiro da Luz, localizado na zona oeste de São Paulo, onde está o sino que badalou a notícia da Independência do Brasil, e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a 46km de Belo Horizonte (MG), considerada a menor basílica do mundo, onde será mostrado o campanário do local.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário maisIgreja de Nossa Senhora do Rosário menos Santuário de Nossa Senhora da Piedade maisSantuário de Nossa Senhora da Piedade menos Campanário do Santuário Nacional maisCampanário do Santuário Nacional menos
1/3
- Foto: Reprodução TV Aparecida
- Foto: Reprodução TV Aparecida
- Foto: Reprodução TV Aparecida



Para a reportagem, foram entrevistados religiosos, historiadores, sineiros, produtores de sinos e moradores de comunidades com sinos históricos. Entre eles estão Padre Luiz Claudio Alves de Macedo - Ecônomo do Santuário Nacional, Padre José Augusto Brasil - Pároco da Paróquia de São Geraldo, Tereza Galvão Pasin - Historiadora, e Padre Geraldo Majela da Silva - Pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, entre outros.
Arquivo A, quinta-feira, às 22h
Programa “Diálogos” destaca o significado do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores
Pe. Mauro Vilela reflete sobre assuntos diversos em seu programa, levando-nos a assumir um compromisso com nós mesmos e com a sociedade à nossa volta.
Aparecida Sertaneja reúne talentos femininos no quadro Encontro de Sertanejas
Sabrina Saleguim, Nayara Miranda e a dupla Paulla e Kamilla são algumas das atrações
Domingo de Páscoa no Terra da Padroeira tem talentosos violeiros
O "Terra da Padroeira" recebe diversos artistas que enaltecem a cultura sertaneja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.