Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Arquivo A

Reportagem da TV Aparecida explora a biodiversidade da Mata Atlântica

O jornalista Eduardo Gois visita diferentes locais e seus biomas para o "Arquivo A"

Escrito por TV Aparecida

11 NOV 2025 - 10H00 (Atualizada em 14 NOV 2025 - 10H18)

Nesta quinta-feira (13/11), às 21h, o “Arquivo A” exibe uma reportagem sobre a Mata Atlântica. No programa da TV Aparecida, o jornalista Eduardo Gois visitou lugares para explicar a importância desse bioma e também de entender a riqueza da biodiversidade de sua flora e fauna, a maior do planeta.

A produção mostra que a Mata Atlântica é um dos biomas mais essenciais e também muito ameaçado no Brasil. São 20 mil tipos de plantas, 850 espécies de aves, 270 de mamíferos e muitas outras de répteis, anfíbios e insetos, sem contar os que ainda não foram descobertos ou catalogados. Porém, ao longo dos anos, infelizmente a imensa floresta vem sumindo. Para entender esse cenário, Eduardo Gois vai entrevistar especialistas.

O jornalista ainda visita locais onde a Mata Atlântica continua preservada, como a Estação Ecológica de Bananal. O lugar fica na divisa do estado de São Paulo com o Rio de Janeiro, com 884 hectares de pura preservação e uma unidade de conservação que protege áreas remanescentes, realiza pesquisas científicas e faz, junto da comunidade, um serviço de educação ecológica, além de preservar trechos históricos e culturais, como a Trilha do Ouro.

A reportagem ainda conhece o trabalho para descobrir novas espécies de animais. Em São Francisco Xavier, na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, será mostrado um lugar com fauna muito rica e um habitante curioso: o macaco-muriqui, considerado um dos maiores restauradores da floresta, mas que está ameaçado de extinção.

Na cidade de Pindamonhangaba, o programa destaca como a terra pode gerar matéria-prima para pinturas. Em Bertioga, a equipe foi conhecer o Parque das Neblinas, opção para quem procura um turismo mais calmo, e ainda traz exemplos de como a Mata Atlântica também é rica em espécies comestíveis, com a folha de taioba.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...