Arquivo A

Reportagem do "Arquivo A" destaca a terceira idade ativa

Segundo o Censo 2022 do IBGE, o grupo etário das pessoas com 60 anos ou mais representa 15,8% da população

Escrito por TV Aparecida

03 JUL 2024 - 09H00 (Atualizada em 05 JUL 2024 - 11H07)

Reprodução/TV Aparecida

O "Arquivo A" desta quinta-feira (4/7), às 22h30, vai falar sobre a terceira idade ativa. O brasileiro está vivendo mais e a questão que fica é: como estamos envelhecendo? Por isso, a reportagem da TV Aparecida, conduzida por Rafaela Lourenço, vai trazer realidades de muitas pessoas idosas ativas, que ainda trabalham, que se cuidam e estão sempre se movimentando.

A produção apurou que, segundo o Censo 2022 do IBGE, o grupo etário das pessoas com 60 anos ou mais representa 15,8% da população. Esse índice mostra um crescimento de quase 50% em 12 anos. A expectativa de vida, hoje, para mulheres é de 79 anos e de 72 anos para os homens.

A repórter Rafaela Lourenço foi conhecer a rotina de uma professora da cidade de Jundiaí, Sonia Rossini, conhecida como Biru, que tem mais de quatro décadas lecionando. Ela é a professora ativa mais experiente da rede pública estadual de São Paulo, dedicando a vida e a carreira ao ensino da geografia. Biru já conheceu 74 países e leva essas experiências para a sala de aula aos seus inúmeros alunos.

Outra história trazida na reportagem é a do professor e advogado Nivaldo Braz, de 77 anos, que ainda trabalha e segue ampliando seus conhecimentos. Após muitas viagens a trabalho, Nivaldo fez um intercâmbio para Malta, onde ficou 17 dias estudando e aprendendo.

A importância da saúde cognitiva é outra pauta do "Arquivo A". Cuidar do envelhecimento do cérebro precisa fazer parte da rotina do dia a dia. O lazer também ajuda nisso como os conhecidos jogos para a mente, como o sudoku e o caça-palavras.

O segmento de economia da longevidade também será abordado. Rafaela vai entrevistar empresários e representantes do Sebrae para falar sobre as projeções no mercado para os mais idosos, que é responsável por movimentar mais de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil.

A vitalidade atrelada ao esporte é outro foco da reportagem, que foi conhecer idosos que praticam esportes ativamente, fugindo do sedentarismo. E ainda conheceu a história do maratonista Chico Águia, de 83 anos, que pratica corrida de rua há mais de 60 anos.


"Arquivo A", quinta-feira, às 22h30

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...