Arquivo A

Reportagem do Arquivo A mostra a paixão dos brasileiros pela Copa do Mundo

Programa da TV Aparecida traz histórias e tradições que conectam o brasileiro ao maior evento de futebol do mundo

Linkedin

Escrito por TV Aparecida

16 JUN 2026 - 15H10

Reprodução TV Aparecida

Em clima de Copa do Mundo, o Arquivo A desta quinta-feira (18), às 21h, apresenta uma reportagem especial sobre a forte ligação dos brasileiros com o maior evento de futebol do planeta. O programa da TV Aparecida reúne histórias que mostram como a paixão pelo Mundial atravessa gerações e se manifesta de diferentes formas.

O primeiro tópico abordado são os torcedores. A jornalista Rafaela Lourenço conheceu algumas histórias curiosas, dentre elas a de Daniel Sbruzzi, dentista de Taubaté (SP), que entrou para o livro dos recordes por ser a pessoa que mais acompanhou edições da Copa do Mundo presencialmente. Sua trajetória começou em 1978, na Argentina, e, com o torneio de 2026, ele alcançou a marca de 12 Copas do Mundo assistidas in loco.

Depois, será a vez do repórter Leandro Oliveira falar sobre a tradição dos álbuns de figurinhas, uma verdadeira febre a cada edição do campeonato. O programa ainda acompanha o movimento de colecionadores em espaços dedicados às trocas e destaca um projeto social que distribui álbuns e figurinhas para crianças em situação de vulnerabilidade.

A emoção de quem está prestes a vivenciar sua primeira Copa do Mundo também ganha espaço na atração. O fotógrafo Bruno Mota, credenciado para cobrir o torneio de 2026, compartilha a expectativa de participar pela primeira vez de um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Em outro momento, o jornalista Renato Dias visita o Museu do Futebol, em São Paulo, onde está em cartaz a exposição “Amarelinha”, que reúne 18 camisas históricas de grandes nomes da Seleção Brasileira. A reportagem explica como o uniforme amarelo se transformou em símbolo do futebol nacional e relembra a ligação da tradicional camisa azul com o manto de Nossa Senhora Aparecida.

Para encerrar, o programa passa pela Sala das Promessas, no Santuário Nacional, mostrando camisas da Seleção Brasileira, de clubes e até de seleções estrangeiras deixadas por atletas e devotos como forma de agradecimento à Mãe Aparecida, evidenciando a união entre fé e futebol na cultura brasileira.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail