Faça você mesmo

Roseta do centro da caminho de mesa - Faça Você Mesmo

Aprenda a fazer esse lindo artesanato apresentado pelo Paulo Alves

Escrito por TV Aparecida

22 ABR 2022 - 15H05 (Atualizada em 27 ABR 2022 - 08H46)

Produção Faça Você Mesmo

Lista de materiais:

1 tear/bastidor redondo de 6 cm com 40 pontas

1 agulha sem ponta perfurante

1 tesoura

1 régua

1 novelo de linha mercerizada da cor de sua preferência

Passo a passo:

Primeiro passo, ter um tear/bastidor de Renda Nhanduti/Tenerife, redondo com 6cm e 40 pontas para trama.

Segundo passo, passar o fio começando na 1ª ponta levando o fio a 21ª ponta, depois indo a 1ª ponta, para completar uma volta. Depois, levando o fio para a 20ª ponta, depois a 40ª ponta indo para a 19ª e assim por diante, até completar todas as pontas. Dar um nó com o fio inicial e o fio final, deixando uma ponta de 1 metro, aproximado, ponta essa para o início da trama, reservar a ponta menor.

Terceiro passo, imaginar a área de trabalho dividida em 4 partes, começando do miolo de 1cm, depois uma segunda parte de 0,5 cm, uma terceira parte de 3 cm e a última de 0,5 cm

1- nessa primeira volta passará a agulha por baixo, pegando 5 pares de fios, dando um nó firme, com uma distância de 0,5cm do miolo. Depois, passe a agulha em mais dois fios sendo o último fio dos 5 pares e o fio do par seguinte, aplicando um no firme, em uma altura de 0,5 cm do nó anterior. Lace mais 5 pares de fios, inclusive o fio do nó superior, na sequência dar um nó em 2 fios, um do último par do grupo de 5 pares, mais o próximo fio, formando assim 8 grupos de 5 pares próximo do miolo e mais 8 pares de fios acima desse grupo de 5 pares, formando uma estrela central. Finalizar a volta com um nó em cima do primeiro, para subir o fio

2- pegar a ponta de fio reservado e dar um nó no fio longo e reservar o fio longo, na ponta menor prender um pedaço de fio de cor branca (opcional a troca de cor do fio).

3- nessa etapa utilizando uma agulha, iremos passar o fio branco, por baixo de um fio, por cima do outro, assim por toda volta, onde teremos 81 fios (2 fios dos 40 pares mais o fio que foi reservado), fazendo a primeira volta junto dos pares de 2 fios ( a estrela central), da etapa anterior, as próximas 3 voltas deixando-as folgadas.

4- nessa etapa iremos fazer as pétalas, continuar passando a agulha por baixo de um fio e por cima do outro, isso até chegar a direção da ponta do nó superior (a de 2 fios da primeira etapa, a estrela central), laçar por baixo de todas as 3 voltas no sentido vertical, voltando o fio por cima e laçando por baixo do fio da passada, puxar sem muita força para não perder a folga das 3 voltas, passar por baixo e por cima de cada fio dos próximos 5 pares, voltar a fazer a entrada do fio por baixo das 3 voltas, voltando o fio por cima passando por baixo do fio principal, e assim por diante em toda a volta, repetir esse processo em mais 2 voltas, totalizando 3 voltas com entradas. Na última volta depois de completadas todas as voltas, entrar com o fio no meio da passada, em direção a ponta da estrela central, dar um nó e cortar a sobra do fio.

5- pegar o fio reservado e aproximadamente uns 0,5 cm da beira do tear/bastidor, dar um nó firme em dois fios um de cada par, por toda volta do trabalho, sempre finalize com um nó em cima do primeiro, para poder subir o fio para última volta.

6- essa última volta será na beira do tear/bastidor, aplicar os nós juntando os pares de fios, com distanciamento de 0,5 cm entre as voltas e entre os nós, finalizando o nosso trabalho, sempre aplicando um último nó, sobre o primeiro nó da volta.

7- não cortar a sobra do fio, ele servirá para unir as rosetas (peças do Nhanduti/Tenerife) criadas.

8- tirar a roseta do tear/bastidor, soltando ponta por ponta, uma de cada vez.

Contato
Paulo Alves - Artesnato
E-mail: palvesartesao@hotmail.com

Faça Você Mesmo, de segunda a sexta-feira, às 13h30.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Faça você mesmo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.