Luar do Sertão

Lenine Santos é uma das atrações do “Luar do Sertão” desta terça-feira

Padre Paulinho conduz o programa, apresentando a boa música brasileira, entoada por Lenine Santos, Suzana Salles e Ivan Vilela.

Escrito por TV Aparecida

28 FEV 2023 - 10H50 (Atualizada em 22 MAR 2023 - 10H39)

Reprodução TV Aparecida


No “Luar do Sertão” desta terça (28/2), às 19h30, na TV Aparecida, Padre Paulinho receberá três artistas que irão partilhar suas histórias de carreira e cantarão músicas de seus repertórios.

A começar pela cantora e compositora Suzana Salles, que durante os estudos na USP conheceu Arrigo Barnabé, que a levou para a música. Ela começou como vocalista, ao lado de Vânia Bastos, com Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Em 1983, integrou a Banda Sabor de Veneno. Em 1986, ganhou uma bolsa de estudos do Instituto Goethe para estudar alemão em Berlim, onde começou a cantar profissionalmente como solista. De volta ao Brasil, integrou a banda "Fábrica de Viagem". Já em 1994, lançou o CD “Suzana Salles”. Desde 1995 vem participando de CDs infantis do selo Palavra Cantada, como “Canções curiosas”, “Cantigas de roda”, “Mil Pássaros” e “Canções de brincar”. E em 1999, a artista foi convidada para ensaiar crianças cantoras para o programa “Gente Inocente" da Rede Globo.

Outro convidado do programa é o mineiro Ivan Vilela, que ainda garoto ganhou do pai um violão e começou a compor aos 11 anos. Mas foi aos 17 que ele iniciou a carreira musical, no Grupo "Pedra", e depois no "Água Doce”. Em 1984, Ivan formou um duo de voz e violão com a cantora Pricila Stephan (Ivan e Pricila), desenvolvendo um trabalho visando resgatar o lirismo das canções mineiras. Mas foi em 1995 que Ivan Vilela assumiu a viola caipira como instrumento solista. Entre suas composições, constam peças instrumentais, trilhas sonoras para filmes e peças teatrais, além da "Ópera Caipira" "Cheiro de Mato e de Chão".

E quem fecha as atrações do “Luar do Sertão” desta semana é Lenine Santos, Doutor em Canto e Pós-doutorado na área de musicologia. Tem atuado como docente em várias importantes instituições de ensino no Brasil, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), entre outras. Frequentemente é convidado a lecionar em vários festivais e cursos de música no Brasil e exterior.

Trabalha na divulgação e interpretação da música de câmera brasileira em recitais e gravações, realizando estréias de importantes compositores brasileiros, como Edmundo Villâni-Cortes, Osvaldo Lacerda, Gilberto Mendes entre tantos outros.

Em parceria com a cantora Suzana Salles e o violeiro Ivan Vilela, gravou os CDs 'Caipira' (2005), e 'Mais Caipira' (2010), uma antologia de cunho camerístico de música regional brasileira, ampliando sua atuação na área de música popular.

“Luar do Sertão”, terça-feira, às 19h30 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Luar do Sertão

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...