Maria Cândida recebe a artesã Márcia Miyata para te ensinar o passo a passo de um lindo babador infantil que pode te ajudar a render uma grana extra.
Confira o passo a passo:
- Tecido principal: 18x25cm
- Tecido composê: 25x50cm
- Retalhos coloridos para aplicação
- Feltro (preferência branco): 25x30cm
- Entretela termocolante: 10x4cm
- Filme termocolante
- Linha de costura 100% poliéster ou algodão
- Linha de meada (bordado)
- Molde de acetato, cartolina ou outro
- Botão de pressão (+ balancim) / botão comum / velcro
- Tesoura, agulha, ferro de passar e máquina de costura
Passo a passo:
1. Posicionar os respectivos moldes nos tecidos escolhidos, fazer a marcação com um lápis e recortar.
2. Unir o tecido principal da frente com o seu composê (que chamaremos de parte 1) com uma costura de aproximadamente 1cm. Abrir a costura a mão ou com ferro de passar, assim estará formada a parte da frente do babador. Reserve.
3. Passar o ferro na parte 1 e colar o tecido na entretela que irá formar o local para bordar o nome. Com o ferro, vincar o tecido que sobra além da entretela, este tecido ficará por baixo da entretela e dará acabamento após a costura.
4. Posicionar a parte 1 sobre o feltro, prender com agulhas, posicionar a parte do nome com entretela na borda direita, a 1cm da costura central. Costurar essa peça no corpo formado.
ATENÇÃO: Cuidar para que as pontas fiquem escondidas abaixo da costura.
5. Para fazer o aplique: passe o desenho do molde para o filme termocolante com o auxílio de uma caneta.
6. Posicione o tecido escolhido para o aplique com o direito virado para baixo, sobreponha o filme termocolante já marcado com o desenho e por fim coloque o papel protetor para passar o ferro quente – formará assim um “sanduiche”.
7. Atente-se ao tempo indicado pelo fabricante.
ATENÇÃO: Caso seu aplique tenha direção, verifique que o desenho no filme termocolante deverá estar invertido. Após esfriar um pouco, retire o papel protetor e recorte conforme o molde desenhado.
8. Posicione o aplique sobre o corpo no local desejado e passe o ferro para grudar na parte 1.
9. Faça uma costura tipo “caseado” e ao final, dê acabamento com nó na parte de trás. Caso sobre linha na frente, passe esta linha para a parte de trás com o auxílio de uma agulha e dê o nó para evitar que o caseado descosture.
10. Fazer a marcação dos olhos e do rabinho do elefante para bordar. Nos olhos faça um bordado ponto cheio e no rabinho um bordado com ponto atrás.
11. Para a parte do nome, escrever o nome desejado e bordar com ponto atrás ou outro ponto que preferir. Neste momento, a parte da frente estará finalizada.
12. Posicione o tecido composê sobre a parte 1 (direito com direito) e faça uma costura em toda a volta – deixando apenas uma abertura para virar a peça. ATENÇÃO: Nas curvas faça com calma, para que elas fiquem bem arredondadas.
13. Faça pequenos piques nas partes curvas para que o tecido se acomode ao virar a peça do avesso. Com o auxílio de uma peça pontiaguda (como por exemplo o hashi), vire a peça com cuidado pela abertura deixada durante a costura anterior.
14. Passar o ferro e fechar a abertura com ponto invisível.
15. Fazer um pequeno furo com o auxílio do agulhão e prender o botão de pressão com o balancim.
16. E pronto, sua peça estará finalizada!
Baixe o molde:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.