Por Santa Receita Em Artesanatos Atualizada em 13 DEZ 2018 - 11H52

Almofada com coração em relevo!


TV Aparecida
TV Aparecida

A artesã Lu Panitchos ensina a fazer uma linda almofada com coração em relevo!

Molde Almofada

Confira o passo a passo:

Materiais

- Molde da almofada (4 partes)

- Tecido de algodão (2x no molde, deixando margem de costura)

- Manta r2 (1x no molde, deixando margem de costura)

- Plumante de enchimento

Passo-a-passo:

1. Imprima as quatro folhas do molde.

2. Confira se o quadrado no canto de cada molde tem 3x3 cm após a impressão, assim a almofada estará no tamanho correto.

3. Una os moldes na linha tracejada e corte no contorno. A partir do molde, corte duas vezes no tecido e uma vez na manta.

4. O molde não tem margem de costura, então você vai ter que deixar uma folga nos tecidos e na manta. Transfira o molde do contorno da almofada e dos corações para a manta.

5. Faça cortes na manta na parte interna de cada coração, é através destas aberturas que você vai preencher de plumante.

6. Faça uma costura de segurança unindo um dos tecidos à manta. Costure os corações.

7. O ideal é que a costura não fique muito evidenciada para dar a sensação de relevo, então use a linha na mesma cor do tecido, ponto da máquina de comprimento menor que o usual e para facilitar, use o pé calcador para patch aplique para conseguir enxergar melhor o desenho.

8. Para que a linha fique realmente escondida o recomendável é não dar retrocesso no início e no fim das costuras, então para arrematar as linhas, puxe a linha de baixo para o avesso do tecido para que o arremate fique todo para o avesso.

9. Costure na linha do molde com cuidado, a costura é feita pelo lado da manta.

10. Ao terminar a costura, puxe a linha de baixo para o lado da manta.

11. Arremate as linhas do início e fim da costura.

12. Depois de costurar todos os corações, costure os tecidos da parte da frente e de trás da almofada, direito com direito, deixando uns 4 cm para abertura, para virar a peça para o direito. Refile a sobra de tecidos e nos cantos, faça piques próximos à costura.

13. Preencha os corações com plumante, use algum objeto para ajudar a empurrar, tomando cuidado para não forçar demais as costuras. Quando você achar que o coração está preenchido, dê pontinhos à mão para fechar a abertura na manta.

14. Vire a almofada para o direito. Se preferir, passe à ferro, com temperatura baixa para não danificar a manta ou o plumante. Depois de encher a almofada vai ficar mais difícil de passar a peça. Coloque plumante dentro da almofada.

15. Dê pontinhos invisíveis à mão para fechar a abertura. Pronto! Esta almofada dá um charme todo especial para sala, quarto ou quarto de bebê. Aproveite esta técnica em outras peças e com outros desenhos, como monogramas por exemplo.

Algumas dicas: não use tecidos muito estampados, eles vão “mascarar” seu desenho, o ideal é usar tecido liso, poá, xadrez ou de estampas pequenas e simétricas.

Lu Panitchos - Artesã

youtube.com/panitchos // instagram: @panitchos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santa Receita, em Artesanatos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.