Santa Receita

Conheça a história do Sr. Henrique, que foi entrevistado no Santa Receita

Descoberto por uma fotógrafa, ele oferece aulas gratuitas de inglês

Escrito por Andresa Custódio

29 ABR 2022 - 10H42 (Atualizada em 29 ABR 2022 - 13H12)

Reprodução/ Instagram
Acervo pessoal
Acervo pessoal
Sr. Henrique ao lado da apresentadora Abiane Souza e da fotógrafa Fran Machoski

Essa é uma daquelas histórias que nos deixam muito felizes. Bastou uma foto nas redes sociais e um breve relato para que a história viralizasse na internet.

Os personagens são a fotógrafa Fran Machoski e o Sr. Henrique – nome adotado em português – pois, na verdade, se chama Hickmat Daoud Hanna. Os dois estiveram neste mês de abril no programa Santa Receita.

Descoberto pela fotógrafa nas ruas de Curitiba (PR) oferecendo aulas de inglês gratuitamente, Sr. Henrique traz na bagagem um currículo curioso: é formado em filosofia em Roma, se comunica em nove idiomas e domina quatro línguas: o português, o árabe, o inglês e o italiano.

A decisão de dar aulas às pessoas que não podem pagar tem fundamento para ele na família e em alguns dos ensinamentos de Jesus Cristo:

"Eu nasci de pais católicos, sempre fui católico. Por ser formado em filosofia, tive a oportunidade de ler bastante a Bíblia. E na Bíblia, Jesus fala: ‘De graça recebestes, de graça vocês vão dar’.

Lecionei inglês em três ou quatro colégios estaduais, mas aí recebia recompensa, né, o salário. Agora estou aposentado. Pensei, o que vou fazer? Jesus fala de talento. E o que vou fazer com esse talento chamado inglês aqui na minha mente? Vou morrer e vai ser enterrado comigo! Por que não repassar para os outros? Para o próximo?

Porque sei que tem muitos que precisam estudar inglês, mas não têm condições financeiras de pagar um instituto ou aulas particulares. Foi aí que coloquei esse cartaz pequeno, uma plaquinha de papel sulfite, eu mesmo escrevi, três palavras: Ensino inglês gratuitamente", disse o Sr. Henrique na entrevista à Abiane Souza.

Nascido no Iraque, Sr. Henrique tem 88 anos e mora há quase cinco décadas no Brasil. Uma outra curiosidade sobre esse simpático senhor é que ele escreveu à mão dois dicionários (português/árabe – italiano/árabe) e um livro de autoajuda chamadoComo resolver os problemas do cotidiano, obras que serão publicadas em breve.

Quando eu conversei com ele, juro pra você que eu senti uma coisa muito diferente. Eu falei: 'Aqui tem uma coisa muito grande atrás’ e publiquei na hora. E imediatamente começou a dar retorno”, comentou a fotógrafa Fran Machoski, responsável pela postagem da história.

Agora, Sr. Henrique está dando aulas on-line através do seu canal no YouTube, com novos conteúdos toda semana, podendo ampliar o seu público.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Santa Receita

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.