Por TV Aparecida Em Receitas Atualizada em 14 JUN 2018 - 12H32

Aprenda a preparar um prato feito!


Arroz

1 xícara de chá de arroz lavado e seco

2 xícaras de chá de água quente

1 colher de sopa de óleo vegetal

1/2 xícara de cebola picada

3 dentes de alho amassados

Sal a gosto

Pré-preparo: coloque a água para ferver numa chaleira. Enquanto a água ferve, corte a cebola a quadradinhos regulares. Pique ou amasse o alho. Reserve.

Modo de preparo: em uma panela, fogo médio coloque uma colher de sopa de óleo vegetal mais o alho picado ou amassado, a quantidade de alho é a gosto

Deixe ‘suar’ por 1 minuto e logo acrescente a cebola. Não precisa refogar muito tempo, apenas uma ‘suada’ de 1minuto ou até que a cebola fique translúcida.

Assim, não permitindo que o alho e a cebola dourem, garantimos um caldo clarinho e consequentemente um arroz bem branquinho. Refogue o arroz por cerca de 2 minutos, para ele ‘selar’, um arroz bem refogado é sinal de arroz bem soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais. Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi-tampe após ferver. Em geral, cerca de 20 minutos são suficientes para o cozimento. Após 20 minutos, tampe a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10 minutos, após esse repouso ele estará cozido e ‘al dente’. Abra a tampa e solte o arroz com um garfo, ao mexer você evita que ele forme ‘blocos’.

Feijão

500g de feijão

Água q.b.

1 dente de alho picado

1 xícara de cebola bem picadinha

Calabresa a gosto

Bacon a gosto

Sal a gosto

1 folha de louro

Modo de preparo: separe e lave o feijão deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela tampe a panela e deixe em fogo alto. Quando pegar pressão conte 20 minutos passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa corte a calabresa e o bacon em cubos coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos, acrescente o alho picado e a cebola depois junte o feijão adicione o sal, se você colocou a calabresa e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos, até o caldo engrossar

Batata frita

6 batatas asterix

4 colheres de vinagre (qualquer tipo)

Água q.b.

Óleo para fritar

Pano de prato limpo ou papel absorvente

Modo de preparo: corte as batatas cruas (sem cozinhar) em formato de palito e coloque-as de molho em uma vasilha com um litro de água e o vinagre por 10 minutos. Retire as batatas da água, seque-as bem com um pano de prato limpo ou papel absorvente. Frite em óleo bem quente, a 190ºc.

Bife

4 bifes de contrafilé

2 dentes de alho amassados

4 colheres de sopa de molho de soja

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: tempere os bifes com o alho e coloque na frigideira bem aquecida adicione sal e pimenta espere dourar, vire do outro lado quando o bife estiver no ponto desejado adicione 1 colher de molho de soja para cada bife. Deixe por mais alguns segundos para o molho de soja caramelizar seu bife.

Iran Rodrigues – Chef de cozinha

Facebook: Iran Rodrigues

Instagram: @irancruzrodrigues

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Receitas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.