Quiche lorraine - Santa Receita
Confira os ingredientes e o modo de preparo para fazer esse delicioso quiche em casa

Para a massa
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 tablete de manteiga gelada em cubos
5 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Numa tigela, misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e amasse, até formar uma farofa. Acrescente a água gelada de colher em colher, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola. Modele a massa numa bola e achate levemente formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embrulhe a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Para o recheio
Ingredientes:
2 caixas de creme de leite
5 ovos (3 inteiros e 2 gemas)
½ xícara (chá) de bacon em cubos
¾ de xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 alho-poró picado
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média) e separe uma forma com fundo removível de 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e disponha sobre a bancada enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da fôrma. Corte um círculo de papel manteiga um pouco maior que a forma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru (eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar). Leve ao forno por cerca de 15 minutos para pré-assar.
Numa tigela pequena quebre os ovos (3 inteiros e 2 gemas), um de cada vez e transfira para uma tigela grande. Junte o creme de leite fresco e misture com um batedor de arame até ficar liso. Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto – cuidado com o sal, alguns bacons e queijos são mais salgados que outros. Coloque o bacon numa frigideira e leve ao fogo médio por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a dourar, junte o alho-poro e refogue por mais 3 minutos. Retire a massa pré-assada do forno e diminua a temperatura para 180ºC (temperatura média).
Com cuidado, retire o papel manteiga com os grãos de feijão. Para rechear a quiche, coloque os ingredientes na seguinte ordem: distribua no fundo da massa o queijo ralado, os cubos de bacon com alho-poró e preencha com o creme de ovos. Volte a forma ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até a quiche inflar e ficar bem dourada. Sirva a seguir com salada de folhas.
Contato
GUGA ROSSI - CHEF DE COZINHA
@QUINTALDOGUGA
Santa Receita, de segunda a sexta-feira, às 15h40.

Receita de Pavê Alemão
Chef Léo Roncon ensina a preparar pavê alemão.

Receita de Costelinha de porco com molho de limão cremoso
Chef Léo Roncon ensina a preparar costelinha de porco com molho de limão cremoso.

“Santa Receita” traz os sabores da Páscoa em suas Culinárias
“Santa Receita”, da TV Aparecida, preparou uma semana em que as Culinárias Salgadas são à base de peixe e as doces também se enquadram na temática Páscoa.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.