Torta Santo Honório - Santa Receita
Clássico francês foi criado em 1846 e recebeu esse nome em homenagem ao Santo padroeiro dos padeiros e confeiteiros

Para a base
Ingredientes:
1 massa folhada
Para a massa choux (carolinas)
Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de água
5 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 ovo para dourar
Para o creme chiboust
Ingredientes:
½ litro de leite
1 fava de baunilha
4 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
6 folhas de gelatina (transparente)
5 claras
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de água
Para o caramelo (já está pronto)
Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de água
4 colheres (sopa) de xarope de glucose
Modo de Preparo da Massa choux (carolina):
Num tacho (panela), coloque a água para esquentar com a manteiga e sal. Quando a manteiga derreter, junte a farinha de uma vez e misture a massa até descolar do tacho (panela). Tire a massa do fogo e coloque numa tigela. Junte agora os ovos, um a um, ou seja, um ovo e mexa, segundo ovo e mexa (repita até o final). Mexa energeticamente pois a elasticidade da massa é formada nesta etapa. Com a ajuda de um saco confeiteiro com bico, forme 18 choux (carolinas) sobre a travessa de forno (já forrada com papel vegetal/manteiga). Pincele os choux com um ovo batido. Leve ao forno por 20 minutos a 180°C.
Atenção: no final da cozedura, não retire os choux do forno diretamente, senão eles vão murchar. Deixe a porta do forno meio aberta durante 10 minutos antes de retirá-los completamente. Abra o rolo da massa folhada por cima do papel manteiga. Ainda com o saco confeiteiro e com a massa choux dentro, faça um círculo próximo da extremidade da massa folhada. Em seguida, faça outro círculo interno e contínuo, mas agora formato espiral (como um caracol, veja foto), deixando uma margem de 0,5 cm entre os espaços (pois a massa irá crescer). Leve ao forno por 30 minutos a 180°C. Tome o mesmo cuidado que fizemos com os choux na etapa 3.
Modo de preparo do creme Chiboust:
Deixe as folhas de gelatina em molho na água fria (serve para amolecer). Num tacho (panela) coloque o leite a ferver com a fava de baunilha (corte-a e recupere as sementes). Durante este tempo, numa tigela, mistura as gemas com o açúcar até clarear e ficar cremoso. Junte em seguida a maizena e misture novamente. Verta/despeje aos poucos, o leite fervente sobre esse creme, sempre mexendo. Coloque o creme no mesmo tacho (panela) e leve ao fogo médio, misturando constantemente para que ele engrosse bem. Quando engrossar, coloque-o na tigela e junte as folhas de gelatina (sem água, esprema bem as folhas). Misture bem para que as gelatinas incorporem ao creme. Cubra com papel filme ainda quente e deixe o creme em contato com este plástico, para evitar que resseque. Reserve-o.
Modo de Preparo do merengue italiano:
Coloque o açúcar num tacho (panela) com o açúcar e deixe ferver. Assim que ferver, coloque o termômetro. O xarope de açúcar deverá atingir 115°C. Durante este tempo que o xarope esquenta, comece a bater as claras. Elas devem ficam areadas como mousse. Quando o xarope atingir 115°C, despeje-o em fio nas claras batidas. Continue batendo, não pare. Coloque agora para bater na velocidade máxima. O merengue estará pronto quando a tigela da batedeira não estiver mais quente. Isso deve durar uns 10 minutos (ou mais). Numa tigela grande, coloque o creme pasteleiro ainda morno. Junte o merengue italiano e misture delicadamente até ficar homogêneo. Esse novo creme deverá ser utilizado rapidamente antes que a gelatina comece seu efeito. Com a ponta de uma faca, faça furos na base de todos os choux. Com o saco confeiteiro com bico, preencha os choux com o creme Chiboust. Reserve na geladeira.
Coloque o tacho (panela) com o caramelo dentro de uma grande tigela preenchida com água quente (cuidado para não se queimar). Mergulhe rapidamente o topo de cada choux com caramelo. Deixe os choux sobre uma forma de silicone (caramelo pra baixo) ou uma travessa untada com óleo. Caso o caramelo tenha se tornado duro, reaqueça-o para torná-lo novamente líquido.
Atenção: apenas para deixá-lo líquido e não "re-cozinhá-lo". Descole os choux delicadamente e mergulhe-os novamente no caramelo, mas agora pela base. Imediatamente, coloque os choux na borda da massa folhada choux. Em alguns segundos, o caramelo vai colar a massa. Continue a colar até terminar o contorno. Atenção: 1 choux deverá restar para enfeitar o centro. Com a ajuda de um saco confeiteiro (com bico) preenchido com o creme Chiboust que restou, recheie o centro. Usamos uma decoração saindo do exterior ao interior da massa. Agora sim, coloque o último choux no centro. Refrigere por no mínimo 1 hora (para que a gelatina dê seu efeito).
Santa Receita, de segunda a sexta-feira, às 15h40.

Minicurso de Páscoa - Coelha na Caneca
Minicurso de Páscoa continua e Michelle Flohr ensina a fazer uma coelha na caneca.

Receita de Waffles
Chef Léo ensina a fazer um Waffle com calda de chocolate!

“Aparecida Debate” promove discussão sobre áreas de risco no país
O jornalista Guilherme Machado vai mediar discussão com os convidados sobre desastres causados por construções em áreas de risco.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.