Por Santa Receita # Em Santa Receita Atualizada em 28 SET 2018 - 15H30

Pedofilia contra crianças até 9 anos é cometida em 70% dos casos dentro de casa

abuso sexual crianças
Foto: Shutterstock

De acordo com o Ministério da Saúde o abuso sexual é um dos tipos de violência mais comum entre crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque-Denúncia Nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, somente em 2014, foram mais de 91 mil casos de denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, sendo que o abuso sexual atinge 26% desses casos.

Segundo a Childhood Brasil, um instituto brasileiro que atua para garantir que a agenda de proteção da infância e adolescência seja pauta de políticas públicas e privadas no Brasil e em outros países, quando ocorre a violência sexual, outros direitos também foram violados. Ou seja, a criança ou o adolescente já foram negligenciados e possivelmente passaram por episódios de violência física e psicológica.

O programa Santa Receita recebe três convidados que vão apresentar um panorama dessa triste realidade brasileira.

Itamar Gonçalves da Chidhood BrasilItamar Gonçalves, gerente de advocacy da Childhood Brasil, traz dados sobre a violência cometida contra menores. Segundo Gonçalves, a maior incidência de casos acontecem dentro da própria casa da criança, realizado por parentes. Os dados do instituto indicam que 70% dos casos cometidos contra crianças de 0 a 9 anos são nessa realidade. Um número ainda mais alarmante mostra que a cada hora, 4 crianças ou adolescentes sofrem de violência sexual, seja pelo abuso ou pela exploração sexual comercial. 

 

Rodrigo Filev do Centro Universitário FEIRodrigo Filev, professor do departamento de ciências da computação do Centro Universitário FEI, apresenta uma ferramenta capaz de identificar potenciais ataques de pedófilos na rede. O software do projeto pretende monitorar a internet acessada pela criança para detectar a presença de um possível 'predador' evitando assim um efetivo ataque à criança. O projeto que ainda não está finalizado conta com parceria do Ministério Público Federal. Segundo pesquisa de uma organização holandesa a Terre des Hommes, existem mais de 750 mil predadores em salas de chat públicas na internet à procura de relacionamento sexual com crianças. No Brasil, são feitas milhares de denúncias de crimes na internet, entre eles, a pornografia infantil, que representa mais de 30% dos casos.

 

Wilson Flávio psicólogo clínicoWilson Flávio Lourenço Nogueira, psicólogo clínico, esclarece como esse tipo de violência impacta a formação da personalidade da criança e do adolescente.

Quais esforços estão sendo realizados no enfrentamento e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como identificar um pedófilo, e outros esclarecimentos sobre esse tema, assista nessa entrevista mediada pela apresentadora Claudete Troiano. 


Disque 100

O Disque 100 é um serviço telefônico gratuito, que funciona 24 por dia, nos 7 dias da semana, que recebe denúncias de violações de direitos humanos contra qualquer pessoa. violência sexual crianças abuso sexual childhood software pedofilia pedofilia disque 100


REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
https://www.A12.com/tvaparecida
https://facebook.com/aparecidatv
https://twitter.com/tvaparecida
https://instagram.com/tvaparecida

Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santa Receita #, em Santa Receita

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.