A semana começou com uma grande notícia para a Arquidiocese de Aparecida. Na segunda-feira, dia 2 de março, o Papa Leão XIV anunciou o nome do novo Arcebispo de Aparecida, Dom Mário Antonio da Silva.
A mudança aconteceu em virtude do pedido de renúncia de Dom Orlando Brandes, por conta da idade. O religioso, que completará 80 anos em 2026, ficou à frente da Arquidiocese por 9 anos, deixando marcas de fé, acolhida e compromisso pastoral, conduzindo a Igreja em Aparecida com espírito missionário e forte presença junto aos romeiros e devotos da Mãe.
Agora, a Igreja em Aparecida acolhe seu novo pastor, Dom Mario Antonio, chamado para dar continuidade a essa missão e conduzir a Arquidiocese que abriga o maior Santuário Mariano do mundo, centro de fé e devoção de milhões de peregrinos.
Em entrevista exclusiva ao TJ Aparecida, Dom Mario falou sobre como recebeu a nomeação para ser o novo Arcebispo de Aparecida, a expectativa para cuidar da Casa da Mãe, com um alcance tão grande e presença de milhões de devotos, seu diálogo com Dom Orlando e quando deve acontecer sua chegada a Aparecida.
"Notícias que geram mudanças na vida da gente sempre surpreendem um pouco. Quando o Núncio me ligou, eu fiquei surpreso. Para mim, foi uma notícia inesperada, mas, aos poucos, fui acolhendo no meu coração. Depois, tive um breve diálogo com Dom Orlando, no qual disse meu sim em obediência, humildade e disponibilidade, em resposta ao pedido do nosso querido Papa Leão XIV. E assim, em comunhão com nosso querido Dom Orlando, digo sim mais uma vez, para que em breve possa estar aí, caminhando com todos vocês na Arquidiocese de Aparecida", ressalta o bispo.
Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Em 2016, assumiu a Diocese de Roraima, onde exerceu seu ministério em uma realidade missionária. Em 2022, foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Cuiabá; no mesmo ano esteve na Novena da Padroeira como pregador. É atualmente o presidente da Cáritas Brasileira.
Reveja a entrevista exclusiva:
Já está definida a data de posse de Dom Mário Antonio da Silva como Arcebispo de Aparecida. Em entrevista à jornalista Camila Morais, Dom Orlando Brandes disse que, após muitos diálogos, a chegada de Dom Mario à Aparecida ficou marcada para o dia 2 de maio, em uma celebração às 15h, no Santuário Nacional. Veja mais:
::: Siga o Jornalismo da TV Aparecida no Instagram!
Bolsa Transversal em Jeans - Faça Você Mesmo
Rogério Chiaravalli recebe convidados que ensinam artesanatos criativos e fáceis de reproduzir em casa.
Torta de Coco com Amêndoas - Sabor de Vida
Chef Leonardo Roncon prepara deliciosas culinárias, enquanto conversa com Bianca Láua sobre as receitas do dia e seus ingredientes.
Fraldinha com Provolone - Sabor de Vida
Chef Leonardo Roncon e Bianca Láua ensinam receitas para o dia a dia, práticas e cheias de sabor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.