Terço das Mulheres: vivemos em família a alegria do amor!

Viva a Tarde

Conheça o trabalho da Pastoral de Rua, iniciativa da Igreja para ajudar os mais vulneráveis

Motivadas pela Campanha da Fraternidade, Abiane Souza e Gabriele Leite recebem convidados para falar do trabalho de ajudar pessoas em situação de rua

Escrito por TV Aparecida

20 FEV 2026 - 16H00

Cleyson Martins/TV Aparecida

Na última quarta-feira (18/2), a CNBB deu início à Campanha da Fraternidade 2026, que este ano reflete o tema "Fraternidade e Moradia" e com o lema "Ele veio morar entre nós" (Jo 1, 14). A proposta é lançar luz sobre uma realidade urgente: milhões de brasileiros ainda não têm acesso a uma moradia digna. Atualmente, 6,2 milhões de famílias vivem sem moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas estão em situação de rua.

Para a Campanha da Fraternidade, a casa é mais do que um teto, é a base para todos os outros direitos. Sem moradia, falta segurança, saúde, educação e dignidade. E assim, convida a refletir sobre moradia digna. O programa Viva a Tarde recebeu o Padre José Ferreira, pároco no Potim, e a cozinheira Dilene Martins para falar sobre a Pastoral de Rua, que transforma solidariedade em ação concreta, ajudando pessoas em situação de rua com distribuição de alimentos e itens básicos, além de oferecer escuta, diálogo, acolhimento e presença fraterna aos mais vulneráveis.

"A rua não é morada. A dignidade começa na casa, um lugar onde posso ser amparado. O próprio Jesus não tinha lugar, Maria bateu nas portas em Belém e não foi acolhida e ele nasceu ao relento. E é esse Cristo que nos deparamos quando vamos a uma missão de exercício espiritual, para sentir o que o outro sente e levar a ele um conforto mínimo, que não vai tirá-lo da situação em que ele vive, mas pelo menos vai acalentar", ressalta Padre José.

A equipe da Pastoral de Rua distribui marmitas nas sextas-feiras na região de Potim, Aparecida e Guaratinguetá. Todas as ações da pastoral são feitas a partir de doações e organizadas por um time de voluntários, seja na logística de veículos para distribuição das refeições, preparação das marmitas e separação das doações recebidas. Dilene Martins ressalta que o voluntariado e a convivência com as pessoas nas ruas ensinam muito sobre caridade e empatia.

"Eu aprendo o tempo todo com os moradores de rua, porque saímos para levar uma ajuda e um carinho, e voltamos mais gratificadas do que fomos. Às vezes eles só querem um abraço e costumamos dizer que fomos abraçadas por Jesus", diz a voluntária.

Reveja a entrevista completa do programa Viva a Tarde:

::: O Viva a Tarde é exibido de segunda a sexta-feira, às 15h30. Siga o programa nas redes sociais!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Viva a Tarde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...