O começo do ano é uma época em que as pessoas costumam estabelecer metas para sua vida, seja financeira, pessoal, de cuidado com a saúde, ou simplesmente viver em equilíbrio. Porém, às vezes "escorregamos" ao longo do caminho, gerando frustração e autocobrança excessiva, prejudicando a saúde mental.
O Viva a Tarde destacou o assunto e, para discorrer sobre o tema, recebeu a psicóloga Gleice Alves de Souza nos estúdios. Ela falou sobre como criar metas possíveis dentro da rotina, também como ajustes fazem parte do processo e que sempre é possível recomeçar.
"A expectativa vem acompanhada desses planos. E daí vem a frustração, com ela a culpa, o sentimento de não dar conta, criando um círculo vicioso. Então, melhor do que fazer uma meta perfeita por um mês é fazer uma meta pequena que você consiga concluir durante o ano", explica a psicóloga. Ela também ressaltou que devemos nos perguntar se as metas são realmente alcançáveis, se cabem na rotina e o tempo que cada um tem para se dedicar ao planejamento no meio da vida agitada.
A especialista ainda destaca a importância de ter ao seu lado pessoas que te incentivem, e como a autocobrança pode ser o maior vilão no caminho para cumprir as metas estabelecidas. "A motivação não vai estar ali todos os dias, então temos que ir pela disciplina. E às vezes alguém ao lado te motivando, ajuda você a se manter no caminho."
Veja a reportagem completa:
::: O Viva a Tarde é exibido de segunda a sexta-feira, às 15h30. Siga o programa no Instagram e fique por dentro das novidades!
Tela de Sexta exibe produção sul-coreana inédita “Melhores Amigos”
O "Tela de Sexta" apresenta um filme que traz o amor, carinho e amizade entre um cachorro e seu dono.
Golpes e segurança financeira no Carnaval: especialista dá dicas práticas
O "TJ Aparecida" traz informações e notícias cruciais para o seu dia a dia.
Amanda Françozo recebe Carla Prata no Carnaval de seu programa na TV Aparecida
No "De Papo com Amanda Françozo" acompanhe uma conversa sobre o Carnaval com histórias, música e samba.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.