Por André Somensari Em Notícias Atualizada em 06 MAR 2020 - 08H57

Como viver bem o período quaresmal




Quaresma, palavra vinda do latim quadragesima e utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do Cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

Ela se inicia na Quarta-feira de Cinzas, quando recebemos as Cinzas e ouvimos o pedido de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15), encerrando-se na Quinta-Feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor, ao anoitecer.

“A Quaresma é um tempo penitencial, oportuno para uma experiência concreta de conversão. Não falamos de uma mudança superficial, mas de uma mudança que nasce de um profundo relacionamento com Deus”, afirma o missionário redentorista Padre Rodrigo Arnoso.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

A cor roxa, utilizada neste tempo litúrgico, possui significado penitencial. Ela é sinal e recordação de penitência que integra o processo de conversão a que todos somos chamados a viver.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé, com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Padre Rodrigo Arnoso cita algumas atitudes que o católico deve ter para bem viver bem a Quaresma:

  • Intimidade com Deus: “É alcançada por meio da oração. Colocar-se na presença do Senhor não apenas para falar com Ele, mas para escutá-lo, deixar-se guiar por Ele”.
  • Contemplar a vida de Maria: “Ela foi aquela que fez a vontade do Pai. Somos convidados a esse exercício, a fazer a vontade do Pai e sermos um sinal do bem no mundo em que vivemos, buscando a prática da justiça e da caridade”.
  • Caridade: “Maria foi caridosa. Quando soube que sua prima Isabel estava grávida, deixou sua casa e foi ao encontro dela, para se colocar a serviço”.
  • Perdão: “Nós devemos ter essa atitude de Maria, que, ao contemplar seu Filho no alto da cruz, sendo punido injustamente, não condenou aqueles que o sentenciaram. Ao contrário, perdoou-lhes, rezou por eles”. 
  • Oração: “O cristão que não reza nem se coloca na presença do Senhor é vazio. A oração nos leva a ser mais sensíveis às necessidades dos nossos irmãos, a ter um olhar crítico para tudo que ofende a vida e desconsidera a criação, obra-prima de Deus”.
  • Esmola/Partilha: “A Quaresma nos ensina praticar a esmola e partilhar até mesmo o pouco que temos. Não damos porque nos sobra, mas ofertamos para que outros também possam sobreviver com alegria e ter o necessário para se alimentar.
  • Jejum: “É abdicar de um alimento ou fazer algo para que isso me leve a uma reflexão pessoal daquilo sobre o que devo transformar e mudar na minha vida, para viver melhor, mergulhado em Deus”.

Essencialmente, o período quaresmal é um retiro espiritual voltado à reflexão, em que os cristãos se recolhem à oração e penitência, para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo e Ressuscitado, no Domingo de Páscoa.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...