Por Redação A12 Em Comportamento Atualizada em 12 DEZ 2017 - 10H43

A importância da família para a vida

Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias.

familia_16:: Qual o melhor lugar para se encontrar Felicidade? ::

É também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, como nossos pais e avós, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.

Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações. Aí entra o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos, as tarefas domésticas, os deveres diários. Há situações em que toda responsabilidade do dia a dia e os serviços de casa ficam por conta da mãe, os filhos culpam os pais por não poderem presenteá-los com aquilo que desejam ou os irmãos vivem se desentendendo. Nestes casos, a família permanece em desarmonia, sobrecarregando apenas um integrante, tornando instável a união do lar e a estrutura familiar.

Certas situações podem causar grandes frustações em uma vida. Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Então, é preciso preservá-la sempre.

O psicanalista Evilázio Vieira ressalta que:

"Um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas
e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens".

Ele explica que, a partir da adolescência, o indivíduo procura o ambiente fora de casa e os amigos para buscar aprovação e se identificar, e depois volta para o lar. Quando a família tem uma base sólida e oferece amor e atenção, ele não sente necessidade de buscar uma fuga da realidade nas ruas, ao lado dos amigos; ele usa o ambiente externo de forma saudável. Mas, quando sua vida é instável no âmbito familiar, ele busca suprir na rua aquilo que lhe falta dentro de casa; neste caso, é onde tem início a dependência química, a rebeldia e o comportamento violento.

Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e  seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades.

Assista ao vídeo:

- Leia também: 7 maneiras de praticar a misericórdia em família

74 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
adryan comentou:

muito bom nos ajuda muito

Letícia comentou:

Essa matéria está de mais eu gostei muito e é bem isso precisamos de nossa família pois são as únicas pessoas que podemos confiar

respondeu:

Com certeza! A família é o essencial em nossa vida, em diversos momentos.

Wanderley Cavagnari comentou:

Otima materia sobre a familia e outros, parabens me agradou muito!!!

respondeu:

Que bom, Wanderley! Continue nos acompanhando!

it comentou:

mim ajudaram demais obg

respondeu:

Ficamos felizes em poder ter te ajudado!

Jhems Clay comentou:

A educação antes dada pelos pais eram mais rigorosas mais não erradas embora hoje pode parecer dura a visão de algumas pessoas as crianças entendia que oque fizeram estava errado e respeita seus pais mesmo depois do castigo. Hoje mesmo estando errados os pais defendem e acusam os outros dos erros de seus filhos mostrando a eles que não haverá consequência no seus atos, muitas crianças segue esse exemplo e papel da família mostra que esta errado não acusando mais sim educando.

Maria victoria borges comentou:

Otimo adorei ,e muito importante a familia

Rodrigo Vieira Lopes comentou:

Quero manifestar a minha satisfação pelo que aprendi muito neste texto "IMPORTÂNCIA DA FAMILIA PARA A VIDA " Pois ela é o núcleo da Sociedade,quando temos uma família educada que consiste em incutir valores, através do ensino que se resume na transmissão de conhecimentos à pessoa humana,apontando neste caso na criança certamente que teremos uma Sociedade sã,saudável e promissora. Para isso acontecer é indispensável que DEUS esteja no meio. As famílias devem lutar para serem Famílias Cristã.

respondeu:

Olá, Rodrigo! É muito bom ler uma mensagem dessas. Esperamos que os nossos textos possam lhe deixar cada vez mais satisfeito.

anderson da silva rola comentou:

muito lindo maravilhoso mais podia ser mais longo

respondeu:

Que bom que gostou. Obrigado pelo conselho!

LUIZ CARLOS SERRANO VILANOVA comentou:

excelente texto em todas as suas abordagens,Gostaria de receber uma cópia do mesmo.

bianca comentou:

e bom ter uma familia boa e delicadeza

Leticia comentou:

Me ajudou em um trabalho da escola

respondeu:

Que ótimo, Leticia! Continue acompanhando nosso canal porque a gente sempre tem conteúdos assim! =D

JÚNIOR SANTOS comentou:

obrigado aprendi lições de vida com isso vlw

Delcio comentou:

gostei de ler aprendi imenso obrigado

respondeu:

Que ótimo, Delcio! Continue ligado aqui no Jovens de Maria! Abraço!

isadora comentou:

me ajudou muito mesmo obg!!!!!

respondeu:

Que ótimo, Isadora! Continue acompanhando o nosso canal! =)

Paulo Mondlane comentou:

Adorei a página.
Pois tem muita informação relevante.

respondeu:

Oi Paulo! Que ótimo que curtiu nosso canal! Fique ligadinho por aqui então que sempre temos novidades. Abraço! Que Nossa Senhora Aparecida te proteja! =)

yasmim comentou:

obg me ajudou muito e nois kkkkkkkkk

respondeu:

Que ótimo, Yasmim! Que Nossa Senhora continue te abençoando! Abraço!

Thiago comentou:

È muito importante relembrar esses detalhes sempre

Rosa do carmo comentou:

relatório sobre família no campo do serviço social na area

ALEXYAH comentou:

VERDADE NOSSA FAMILIA E MESMO EMPORTANTE EU TENHO MAIS DE MIL ANOS E COMSIDERO A MINHA FAMILIA PARA SEMPRE ATE QUE A MORTE NOS SEPARE ..............

ALESSANDRA comentou:

EU TAMBEM TIREI 1.000 NA PROVA DA FAMILIA E EU SOU DE NOVA YORK ;)

respondeu:

Opa, Alessandra! Que boom que curtiu nosso texto! Cotninue acompanhando nosso canal que sempre temos conteúdos assim!

aline comentou:

muito bom mesmo você pode aprender varias coisas sobre a família e sobre DEUS esse é o melhor Seth de todos os tempos amei

aline comentou:

Que bom que lé ajudou tou muito feliz com isso

alne comentou:

Que bom que lé ajudou tou muito feliz com isso

kaiane comentou:

gostei muito disso parabns me ajudou muito

Leeh comentou:

Gosteii muito , mim ajudou muito tambem...!!

Cirilo Calisto Calesi Hossi comentou:

Gostei bastante do Conteúdo sobre A Familia acho a relação familiar muito importante principalmente para o combate de uso de drogas, e pode evitar certos erros que os jovens tenham cometido actualmente, porém alguns erros também tem sido dos pais isso pela falta de diálogo dentro de casa....

A familia é um tema bastanta sugestivo e educativo para sociedade em que vivemos

Janete rosenda comentou:

Esse texto mostra que família é tudo, me ajudou muito.

Joelmo Martins dos Santos. comentou:

Muito bom o texto... Estou entre aqueles que pensam que as disciplinas, principalmente a de Língua Portuguesa, precisam se pautar, nas escolas, na abordagem de valores sociais, propondo a discussão e análise de questões de cunho sócio-político, de maneira a contribuir para a formação ideológica e crítica de nossos alunos.

severino comentou:

A família é um grande presente de Deus!

hugo pina comentou:

pois e a familia o bem mais importante que uma sociadade pode ter ...

Jacy de Souza Costa Fernandes comentou:

Excelente...É necessário produções importantes como esta sobre a família pois ela é a instituição primeira da sociedade e está muito vulnerabilizada...

Hugo dos santos comentou:

Bem provável, que a família é a base, e coração do lar. Porém ,o pai é o cabeçae a mãe é a governadora de sua casa, as pessoas tem mania de dizer que sempre tem uma ovelha negro na família. Por que?
Devido a falta de sabedoria dos pais, quanto no tratamento, na educação, brincadeiras, e quando vão corrigi seus filhos, nem todos fazem o correto, estão sempre aliviando... pensando que está protegendo; no momento é legal mais lá na frente os pais irao sofre. pais não sejam covardes e sim just

DJ PROFF comentou:

o seio mas importante e estar perto da familia receber auele calor que so eles sabem dar.

Dj´samís killer comentou:

A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pais e filhos, é responsável pela forma como veremos o mundo no futuro. A escola tem o objetivo de difundir conhecimento e não de educar, dar limites ou moralidade.

Rafael Alves comentou:

Obrigado Me Ajudou muito com relaçao aos meus pais que a familia e a base de muito obrigado msm

respondeu:

Que alegria, Rafael, poder te ajudar! Continue acompanhando o nosso canal e também pode enviar sugestões de outros temas para falarmos aqui. Fique com Deus e na proteção de Maria!

Carlos jonas comentou:

boms conteudos para o bom acompanhamento de uma familia
adorei...

Célia Maria Esteves Di Cunto comentou:

muito esclarecedor o artigo do dr.Evilázio Vieira,trabalho com crianças carentes e amanhã devo falar aos pais sobre a importância da família.Agradeço pelo ensinamento,me ajudou muito.
Obrigada
Célia

respondeu:

Olá, Célia! Que alegeria poder auxiliar. Continue acompanhando o nosso canal e também pode nos enviar sugestões de temas a serem trabalhados. Fique com Deus e na proteção de Maria!

Adriene Azevedo comentou:

me ajudou muito adorei obrigada tireidez.

Renan comentou:

Adorei tirei dez valeu :)¡¡¡¡¡

luciana comentou:

muto obrigado me ajudou muito valeu

Alex silva motta comentou:

mim ajudou muito obrigado no trabalho da escola

respondeu:

Que bom, Alex! Ficamos felizes em ajudar! Continue acompanhando o nosso canal! Deus te abençoe e Maria te proteja!

Albertina comentou:

É sempre bom ressaltar a família como a base de tudo que vamos enfrentar na vida. Hoje é o que falta para essa sociedade consumista e materialista. Ajudou bastante a enriquecer o tema na sala de aula.

respondeu:

Olá, Albertina! Ficamos felizes em contribuir com seu trabalho. Obrigada por nos acompanhar! Contamos também com seu envio de sugestão de temas que gostaria de ver a gente falando aqui no canal. Deus abençoe!

Marisé dos Santos comentou:

Me ajudou fazer um resumo para falar para os alunos. Antes de entrarem para sala dou bom-dia ou boa-tarde e depois dirijo algumas palavras durante 10 minutos. O tema do resumo foi: O ambiente familiar.

respondeu:

Que ótimo Marisé! Que alegria poder te ajudar! Continue acompanhando o nosso canal, comentando e nos mandando sugestões também. Deus te abençoe!

mateus hemromjk comentou:

é a sim como vc vive com a familha

Marceline comentou:

Me ajuado no meu trabalho da escola muito obigada

elvis comentou:

Eu amo a familia, pois Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher no livro de genesis cap 1.26, Adao e Eva e os abencoou o primeiro casal.

elvis comentou:

Marcos, a Biblia nos fala a respeito de honramos nossos pais e maes e avos etc... oriento a orar por ela e entender a sua idade pois ela tem 72 anos, a minha vo tinha 77 e ela agia do meu jeito, tenha paciencia...

Nanda comentou:

no meu também Karlla e gui

Cesantos comentou:

para min a famialia e muito importante porque podemos ter confiança nela . podemos desabafar os nossos desabafo elas nos educar para sermos um bom cidadao´

rogerio comentou:

Fato indescritível na formação da sociedade:religião,governo,trabalho,esporte,musica,ciências,segurança,etc,porém é necessário desenvolver os valores: todos contidos na formação da sociedade que sem a família não haveria sociedade.Imaginem qualquer "ser" sozinho,não chegaria a lugar algum,seria muito triste. FAMÍLIA ESTA PARA: AJUDAR,CRIAR E DESENVOLVER O SER.

Karlla comentou:

No Meu Também Gui, Mais Me ajudou Muito!!

marcos comentou:

Realmente, na minha opinião a família é o principal meio pelo qual,nós seres humanos
podemos contar , seja nos momentos fáceis seja nos momentos difíceis.Minha experiência familiar não é muito saudável,pois tenho grandes desavenças com minha mãe. Apesar de saber que ela tem 72 anos,não consigo, entender certos comportamentos.Não é fácil lidar com ela .não sei mais o que fazer, vou me enlouquecer!

gui comentou:

Esse texto foi bom ter lido e me ajudou tanto no meu trabalho da escola!!!!

kaylaine comentou:

muito legal esse texto acho ele muito importante

thamires oliveira comentou:

Eu acho esse texto muito importante

wendy sabrina da silva gomes comentou:

Me ajudou muito no meu trabalho

karolyne comentou:

me ajudou muito no q pediu no trabalho obrigada!

geroge uoshiynguitowm comentou:

hahahahahaha... me ajudou muito no trabalho de escola
mt obrigado

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.