Por Redação A12 Em Comportamento Atualizada em 12 DEZ 2017 - 10H43

A importância da família para a vida

Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias.

familia_16:: Qual o melhor lugar para se encontrar Felicidade? ::

É também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, como nossos pais e avós, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.

Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações. Aí entra o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos, as tarefas domésticas, os deveres diários. Há situações em que toda responsabilidade do dia a dia e os serviços de casa ficam por conta da mãe, os filhos culpam os pais por não poderem presenteá-los com aquilo que desejam ou os irmãos vivem se desentendendo. Nestes casos, a família permanece em desarmonia, sobrecarregando apenas um integrante, tornando instável a união do lar e a estrutura familiar.

Certas situações podem causar grandes frustações em uma vida. Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Então, é preciso preservá-la sempre.

O psicanalista Evilázio Vieira ressalta que:

"Um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas
e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens".

Ele explica que, a partir da adolescência, o indivíduo procura o ambiente fora de casa e os amigos para buscar aprovação e se identificar, e depois volta para o lar. Quando a família tem uma base sólida e oferece amor e atenção, ele não sente necessidade de buscar uma fuga da realidade nas ruas, ao lado dos amigos; ele usa o ambiente externo de forma saudável. Mas, quando sua vida é instável no âmbito familiar, ele busca suprir na rua aquilo que lhe falta dentro de casa; neste caso, é onde tem início a dependência química, a rebeldia e o comportamento violento.

Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e  seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades.

Assista ao vídeo:

- Leia também: 7 maneiras de praticar a misericórdia em família

75 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Denise comentou:

Gostei da matéria, os filhos são reflexos dos pais mesmo, cada dia que passa tenho mais convicção disso, uma família bem estruturada, com um lar em harmonia, transforma crianças em grandes homens

adryan comentou:

muito bom nos ajuda muito

Letícia comentou:

Essa matéria está de mais eu gostei muito e é bem isso precisamos de nossa família pois são as únicas pessoas que podemos confiar

respondeu:

Com certeza! A família é o essencial em nossa vida, em diversos momentos.

Wanderley Cavagnari comentou:

Otima materia sobre a familia e outros, parabens me agradou muito!!!

respondeu:

Que bom, Wanderley! Continue nos acompanhando!

it comentou:

mim ajudaram demais obg

respondeu:

Ficamos felizes em poder ter te ajudado!

Jhems Clay comentou:

A educação antes dada pelos pais eram mais rigorosas mais não erradas embora hoje pode parecer dura a visão de algumas pessoas as crianças entendia que oque fizeram estava errado e respeita seus pais mesmo depois do castigo. Hoje mesmo estando errados os pais defendem e acusam os outros dos erros de seus filhos mostrando a eles que não haverá consequência no seus atos, muitas crianças segue esse exemplo e papel da família mostra que esta errado não acusando mais sim educando.

Maria victoria borges comentou:

Otimo adorei ,e muito importante a familia

Rodrigo Vieira Lopes comentou:

Quero manifestar a minha satisfação pelo que aprendi muito neste texto "IMPORTÂNCIA DA FAMILIA PARA A VIDA " Pois ela é o núcleo da Sociedade,quando temos uma família educada que consiste em incutir valores, através do ensino que se resume na transmissão de conhecimentos à pessoa humana,apontando neste caso na criança certamente que teremos uma Sociedade sã,saudável e promissora. Para isso acontecer é indispensável que DEUS esteja no meio. As famílias devem lutar para serem Famílias Cristã.

respondeu:

Olá, Rodrigo! É muito bom ler uma mensagem dessas. Esperamos que os nossos textos possam lhe deixar cada vez mais satisfeito.

anderson da silva rola comentou:

muito lindo maravilhoso mais podia ser mais longo

respondeu:

Que bom que gostou. Obrigado pelo conselho!

LUIZ CARLOS SERRANO VILANOVA comentou:

excelente texto em todas as suas abordagens,Gostaria de receber uma cópia do mesmo.

bianca comentou:

e bom ter uma familia boa e delicadeza

Leticia comentou:

Me ajudou em um trabalho da escola

respondeu:

Que ótimo, Leticia! Continue acompanhando nosso canal porque a gente sempre tem conteúdos assim! =D

JÚNIOR SANTOS comentou:

obrigado aprendi lições de vida com isso vlw

Delcio comentou:

gostei de ler aprendi imenso obrigado

respondeu:

Que ótimo, Delcio! Continue ligado aqui no Jovens de Maria! Abraço!

isadora comentou:

me ajudou muito mesmo obg!!!!!

respondeu:

Que ótimo, Isadora! Continue acompanhando o nosso canal! =)

Paulo Mondlane comentou:

Adorei a página.
Pois tem muita informação relevante.

respondeu:

Oi Paulo! Que ótimo que curtiu nosso canal! Fique ligadinho por aqui então que sempre temos novidades. Abraço! Que Nossa Senhora Aparecida te proteja! =)

yasmim comentou:

obg me ajudou muito e nois kkkkkkkkk

respondeu:

Que ótimo, Yasmim! Que Nossa Senhora continue te abençoando! Abraço!

Thiago comentou:

È muito importante relembrar esses detalhes sempre

Rosa do carmo comentou:

relatório sobre família no campo do serviço social na area

ALEXYAH comentou:

VERDADE NOSSA FAMILIA E MESMO EMPORTANTE EU TENHO MAIS DE MIL ANOS E COMSIDERO A MINHA FAMILIA PARA SEMPRE ATE QUE A MORTE NOS SEPARE ..............

ALESSANDRA comentou:

EU TAMBEM TIREI 1.000 NA PROVA DA FAMILIA E EU SOU DE NOVA YORK ;)

respondeu:

Opa, Alessandra! Que boom que curtiu nosso texto! Cotninue acompanhando nosso canal que sempre temos conteúdos assim!

aline comentou:

muito bom mesmo você pode aprender varias coisas sobre a família e sobre DEUS esse é o melhor Seth de todos os tempos amei

aline comentou:

Que bom que lé ajudou tou muito feliz com isso

alne comentou:

Que bom que lé ajudou tou muito feliz com isso

kaiane comentou:

gostei muito disso parabns me ajudou muito

Leeh comentou:

Gosteii muito , mim ajudou muito tambem...!!

Cirilo Calisto Calesi Hossi comentou:

Gostei bastante do Conteúdo sobre A Familia acho a relação familiar muito importante principalmente para o combate de uso de drogas, e pode evitar certos erros que os jovens tenham cometido actualmente, porém alguns erros também tem sido dos pais isso pela falta de diálogo dentro de casa....

A familia é um tema bastanta sugestivo e educativo para sociedade em que vivemos

Janete rosenda comentou:

Esse texto mostra que família é tudo, me ajudou muito.

Joelmo Martins dos Santos. comentou:

Muito bom o texto... Estou entre aqueles que pensam que as disciplinas, principalmente a de Língua Portuguesa, precisam se pautar, nas escolas, na abordagem de valores sociais, propondo a discussão e análise de questões de cunho sócio-político, de maneira a contribuir para a formação ideológica e crítica de nossos alunos.

severino comentou:

A família é um grande presente de Deus!

hugo pina comentou:

pois e a familia o bem mais importante que uma sociadade pode ter ...

Jacy de Souza Costa Fernandes comentou:

Excelente...É necessário produções importantes como esta sobre a família pois ela é a instituição primeira da sociedade e está muito vulnerabilizada...

Hugo dos santos comentou:

Bem provável, que a família é a base, e coração do lar. Porém ,o pai é o cabeçae a mãe é a governadora de sua casa, as pessoas tem mania de dizer que sempre tem uma ovelha negro na família. Por que?
Devido a falta de sabedoria dos pais, quanto no tratamento, na educação, brincadeiras, e quando vão corrigi seus filhos, nem todos fazem o correto, estão sempre aliviando... pensando que está protegendo; no momento é legal mais lá na frente os pais irao sofre. pais não sejam covardes e sim just

DJ PROFF comentou:

o seio mas importante e estar perto da familia receber auele calor que so eles sabem dar.

Dj´samís killer comentou:

A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pais e filhos, é responsável pela forma como veremos o mundo no futuro. A escola tem o objetivo de difundir conhecimento e não de educar, dar limites ou moralidade.

Rafael Alves comentou:

Obrigado Me Ajudou muito com relaçao aos meus pais que a familia e a base de muito obrigado msm

respondeu:

Que alegria, Rafael, poder te ajudar! Continue acompanhando o nosso canal e também pode enviar sugestões de outros temas para falarmos aqui. Fique com Deus e na proteção de Maria!

Carlos jonas comentou:

boms conteudos para o bom acompanhamento de uma familia
adorei...

Célia Maria Esteves Di Cunto comentou:

muito esclarecedor o artigo do dr.Evilázio Vieira,trabalho com crianças carentes e amanhã devo falar aos pais sobre a importância da família.Agradeço pelo ensinamento,me ajudou muito.
Obrigada
Célia

respondeu:

Olá, Célia! Que alegeria poder auxiliar. Continue acompanhando o nosso canal e também pode nos enviar sugestões de temas a serem trabalhados. Fique com Deus e na proteção de Maria!

Adriene Azevedo comentou:

me ajudou muito adorei obrigada tireidez.

Renan comentou:

Adorei tirei dez valeu :)¡¡¡¡¡

luciana comentou:

muto obrigado me ajudou muito valeu

Alex silva motta comentou:

mim ajudou muito obrigado no trabalho da escola

respondeu:

Que bom, Alex! Ficamos felizes em ajudar! Continue acompanhando o nosso canal! Deus te abençoe e Maria te proteja!

Albertina comentou:

É sempre bom ressaltar a família como a base de tudo que vamos enfrentar na vida. Hoje é o que falta para essa sociedade consumista e materialista. Ajudou bastante a enriquecer o tema na sala de aula.

respondeu:

Olá, Albertina! Ficamos felizes em contribuir com seu trabalho. Obrigada por nos acompanhar! Contamos também com seu envio de sugestão de temas que gostaria de ver a gente falando aqui no canal. Deus abençoe!

Marisé dos Santos comentou:

Me ajudou fazer um resumo para falar para os alunos. Antes de entrarem para sala dou bom-dia ou boa-tarde e depois dirijo algumas palavras durante 10 minutos. O tema do resumo foi: O ambiente familiar.

respondeu:

Que ótimo Marisé! Que alegria poder te ajudar! Continue acompanhando o nosso canal, comentando e nos mandando sugestões também. Deus te abençoe!

mateus hemromjk comentou:

é a sim como vc vive com a familha

Marceline comentou:

Me ajuado no meu trabalho da escola muito obigada

elvis comentou:

Eu amo a familia, pois Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher no livro de genesis cap 1.26, Adao e Eva e os abencoou o primeiro casal.

elvis comentou:

Marcos, a Biblia nos fala a respeito de honramos nossos pais e maes e avos etc... oriento a orar por ela e entender a sua idade pois ela tem 72 anos, a minha vo tinha 77 e ela agia do meu jeito, tenha paciencia...

Nanda comentou:

no meu também Karlla e gui

Cesantos comentou:

para min a famialia e muito importante porque podemos ter confiança nela . podemos desabafar os nossos desabafo elas nos educar para sermos um bom cidadao´

rogerio comentou:

Fato indescritível na formação da sociedade:religião,governo,trabalho,esporte,musica,ciências,segurança,etc,porém é necessário desenvolver os valores: todos contidos na formação da sociedade que sem a família não haveria sociedade.Imaginem qualquer "ser" sozinho,não chegaria a lugar algum,seria muito triste. FAMÍLIA ESTA PARA: AJUDAR,CRIAR E DESENVOLVER O SER.

Karlla comentou:

No Meu Também Gui, Mais Me ajudou Muito!!

marcos comentou:

Realmente, na minha opinião a família é o principal meio pelo qual,nós seres humanos
podemos contar , seja nos momentos fáceis seja nos momentos difíceis.Minha experiência familiar não é muito saudável,pois tenho grandes desavenças com minha mãe. Apesar de saber que ela tem 72 anos,não consigo, entender certos comportamentos.Não é fácil lidar com ela .não sei mais o que fazer, vou me enlouquecer!

gui comentou:

Esse texto foi bom ter lido e me ajudou tanto no meu trabalho da escola!!!!

kaylaine comentou:

muito legal esse texto acho ele muito importante

thamires oliveira comentou:

Eu acho esse texto muito importante

wendy sabrina da silva gomes comentou:

Me ajudou muito no meu trabalho

karolyne comentou:

me ajudou muito no q pediu no trabalho obrigada!

geroge uoshiynguitowm comentou:

hahahahahaha... me ajudou muito no trabalho de escola
mt obrigado

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.