Por Redação A12 Em Brasil

Aplicativos de celular podem auxiliar na economia de água

celular agua

Com a celebração do Dia Mundial da Água, 22, conheça os sete aplicativos para celular, que podem ajudar na economia de água em casa.  Os apps para Android e iOS, são gratuitos e em português.

1. Banho Rápido
Você já pensou em quantos litros d’água são gastos em cada banho? Então, o app Banho Rápido pode ajudar a economizar todos os dias. Ele é bem simples: basta você configurar suas atividades no banho, como lavar o cabelo, uso do condicionador e shampoo, entre outras. Depois disso, é mostrado um cronômetro personalizado com um tempo para cada ação. Mas não se preocupe: a atividade tem o auxílio de comandos por áudio para não precisar manter o celular perto do chuveiro. O app gratuito está disponível para Android e iOS.

2. Fake Shower
Esse app simula um chuveiro virtual, com direito a barulho de água e tudo. Nele, a pessoa personaliza o nível de água que costuma utilizar na torneira ou no banho. Depois, é só esperar o tempo da ação e retornar o ponteiro para o meio: o recurso dinâmico já indica no topo quantos litros estão sendo gastos naquela ação. Ao finalizar, é exibido um gráfico com a economia total e cada nível apresenta uma comparação com caminhões-pipa ou baldes de água. O aplicativo está disponível para iOS.

3. Sai Desse Banho
Esse app é um bom desafio na ajuda para economizar água. O Sai Desse Banho propõe que você diminua o tempo da chuveirada em alguns minutos. Por exemplo: se você costuma demorar 10 minutos, que tal tentar 8. Um Cronômetro contabiliza esse tempo, em uma interface bonita e colorida. O app oferece ainda um histórico para acompanhar todos os “banhos” cadastrados. Aí no resultado ele mostra quantos litros d’água foram economizados com a mudança de apenas alguns minutinhos todos os dias.

4. Pegada Hydros
Esse aplicativo tem uma interface simples e pode ser bastante útil para ajudar a economizar água no dia a dia. Ele tem um questionário bem completo, e lá é possível entender qual é sua quantidade de água gasta por ano, ou melhor, quantas piscinas olímpicas seria possível encher com ela. O projeto tem como objetivo ajudar na conscientização das pessoas e oferece ainda dicas de como poupar em atividades cotidianas, como escovar os dentes, lavar louça e até ajustes na torneira. O app está disponível para Android e iOS, além de ter a vantagem de funcionar em versões mais antigas dos sistemas.

5. Da Sua Conta
Para ter um melhor controle e ficar de olho no hidrômetro de casa, o app Da Sua Conta faz um cálculo do consumo diário e oferece uma meta. O legal é que o recurso pode ser personalizado conforme o local, seja uma casa, edifício ou até comércio. O programa oferece dicas ilustradas para ações do dia a dia como regar plantas, lavar o carro. O aplicativo está disponível para iOS.

6. Nossa Água - Meu Bolso em Dia
O aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, ele orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas.

7. Manual de Etiqueta Sustentável
O Manual de Etiqueta Sustentável é um app simples que traz dicas de como as pessoas podem mudar seus hábitos e contribuir na redução dos impactos ambientais cometidos diariamente. Ele tem 50 dicas de sustentabilidade divididas nos temas: uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo. Cada uma das dicas mostra o nível de esforço necessário para realizar cada uma das ações e o impacto que elas causam no meio ambiente.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...