Por Redação A12 Em Igreja

Organização do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas divulga programação

cartaz_congresso_1As Pontifícias Obras Missionárias (POM) divulgaram o programa oficial do evento, que ocorrerá de 9 a 12 de julho, na PUC/MG, no Auditório do Museu, em Belo Horizonte, com cerca de 300 participantes, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. A programação gira em torno de quatro palavras motivadoras: caminho, encontro, conversão e envio como Igreja "em saída".

A cerimônia de abertura está marcada para às 18h, com boas-vindas e apresentação geral dos participantes, declaração e oração de abertura e memória do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas 2010.

Estão confirmados para a cerimônia de abertura, dom José Lanza Neto (Comire Leste 2), padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM; dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte; padre Nivaldo dos Santos, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib); o seminarista João Luiz do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) e a Irmã Elsie Auzier Vinhote da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Em seguida, ocorrerá a apresentação do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas e do hino do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. 

Programação

Durante o Congresso os participantes poderão ouvir diversas conferências temáticas. Na sexta-feira (10) a programação inicia às 08h, com animação e oração, composição da mesa e apresentação dos conferencistas e a saudação da CRB. Às 8h45, dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial da CNBB, abre a primeira conferência do dia. Às 10h30, a segunda conferência com Marilza Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), aborda "Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero". 

Na tarde de sexta-feira (10) a partir das 14h, no prédio 14 da PUC, mutirões coordenados reúnem os participantes em 11 grupos e às 16h, ocorre a plenária com partilha. Às 18h15, será celebrada uma missa no Auditório do Museu, encerrando a programação da sexta-feira (10).

No sábado (11), o evento continua a partir das 08h15 com animação e oração e composição da mesa e apresentação dos conferencistas. A apresentação será precedida pela palavra do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Em seguida, a  3ª conferência do Congresso abordará "As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero", com o cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB.

Às 10h30, inicia a 4ª. conferência "A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero", com o padre Estêvão Raschietti, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM).

"O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise)", será o tema da exposição do padre Jaime C. Patias (IMC), secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Em seguida, o congresso apresentará o testemunho dos seminaristas Anderson Costa Pereira (Nordeste); Fernando Paulo dos Santos (Leste 2); Josinaldo Plácido da Silva (Norte 1) e  Gilberto Silva de Fraga (Sul 3). 

No final da tarde de sábado, após a apresentação das síntese e conclusões do Congresso, os participantes se deslocam para celebração de missa, nas paróquias que os acolhem, seguida de confraternização com as comunidades.

Dia do envio

No domingo, os congressistas farão a partir das 08h, uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, com paradas para reflexões, testemunhos e orações. Às 11h, haverá a missa de encerramento e envio, presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG).

Para informações acesse 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas ou escreva para uniao@pom.org.br 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...