Por Marília Ribeiro Em Igreja

Sugestões para viver o espírito natalino

Trazer o espírito de Natal para o lar representa abrir os corações para o nascimento espiritual em Cristo. Esse é o verdadeiro Natal na acepção real da palavra: momento sublime de amar Jesus e vivenciá-lo na própria vida! Veja algumas dicas para você viver intensamente o natal de Jesus:

Envolva as crianças
natal_criancas
Existem inúmeras atividades natalícias a decorrer nesta época dentro das nossas casas: desde as decorações festivas como a árvore e a montagem do presépio, à elaboração dos postais e telefonemas a familiares, passando pela confecção de doces, sem esquecer outros rituais que possam fazer parte das suas festas. Por isso mesmo, é essencial envolver as crianças em todos os preparativos para o Natal, para assim perceberem toda a beleza dessa celebração.

Dê o exemplo
crianças rezando
Nada do que ensinamos tem real valor quando não vivenciamos nossas palavras no dia a dia. Você quer ensinar seus filhos a viverem como cristãos? Seja cristão! Não basta conhecer Jesus; é preciso senti-lo e isso significa encontrar sentido em viver conforme os Seus ensinamentos. Sentir Jesus é reconhecer Seus ensinamentos na prática e, a exemplo de Paulo de Tarso, o grande apóstolo, poder exclamar: "Eu vivo, mas, já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim".

Aproveite em família
familia
Saiam de casa em família e desfrutem do melhor que a época tem para oferecer, e não estamos falando de centros comerciais. Leve a alegria do natal da sua família visitando entidades assistenciais, asilos, visite amigos, vá à igreja com mais frequência, visite presépios e outras mostras de natal.

Partilhe
partilha natal

Ajudar quem mais precisa é um dos gestos mais nobres da época natalícia e uma excelente oportunidade para mostrar às crianças que mais importante do que receber, é dar. Envolva-os na escolha de roupa usada para doar, na compra de um brinquedo para crianças desfavorecidas ou na compra de cestas básica/natal para entregar às famílias ou entidades assistenciais.

Cultive a oração
natal oração
Reúna a família para rezar, promova novenas de natal na sua rua, reze o terço diante do presépio. Leia o Evangelho de São Lucas, que é chamado de evangelho da infância, para compreender melhor a história do nascimento de Jesus.

Prepare-se para receber Jesus
abraço

“A Confissão é o sacramento da ternura de Deus, o seu modo de abraçar-nos”, disse Papa Francisco num seu recente tuíte.  Com o objetivo de alcançar esse abraço busque o sacramento da reconciliação e procure viver o perdão.

Trilha sonora do mês de dezembro
trilha sonora musica
Incorpore a música de Natal nas tradições da época, principalmente nas semanas e dias que antecedem os dias 24 e 25 de dezembro. As músicas natalinas falam sobre o nascimento de Jesus, a fraternidade, o amor, a paz, entre outros. Muitas dessas músicas são conhecidas no mundo todo, tornando-se uma linguagem universal na época do natal e com isso, gera nas pessoas bons sentimentos e a necessidade de ser melhores para o outro.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...